quarta-feira, 11 de março de 2015
A FAMOSA MAÇÃ EM SOCORRO AO TAPAJÓS
Vai precisar de ouro, muito ouro mesmo para os modelos de relógios
conectados top de linha da marca Apple. O que poderá fazer subir os preços do
metal precioso? Tudo depende das vendas.
O relógio Apple faz salivar os negociantes em ouro. Não
porque eles querem comprar este novo relógio conectado, mas porque pode
aumentar o preço do metal precioso.
Especialmente o Apple watch Edition, vendido a partir de
10.000 € cada, e 18 quilates de ouro que poderiam fazer subir os negócios com
investidores. O rumor não esperou a conferência de imprensa da gigante
norte-americana para fazer da marca Apple o novo Rei Midas.
Rumores que começaram no início de fevereiro. O "Wall
Street Journal" prognosticava então um milhão de relógio Apple edição de luxa podendo ser vendidos a cada
mês. De acordo com essas projeções, o gigante norte-americano "precisaria
de cerca de 746 toneladas de ouro por ano para atender a demanda",
concluiu o site especializado em notícias TidBITS Apple. Esse consumo é de 30%
da produção anual de ouro. "Isso faria da Apple o terceiro maior comprador
de ouro depois de China e Índia", resume o site de Peter Krauthsur
analista do Money Morning.
"Com o preço do ouro está para baixo por mais de três
anos, a produção estagnou ou até diminuiu. A
oferta é reduzida e a Apple Watch,
se tornaria o acelerador e o mais importante prêmio em anos neste mercado
", disse o especialista.
Mas a esperança vã de investidores em ouro tem sido um pouco
acalmado desde então. Projeções otimistas do "Wall Street Journal"
foi reduzida significativamente. Gene Munster, um dos analistas americanos mais
influentes em seguir a Apple, a Apple espera 10.000 ... relógios em Edição de
luxo vendidos por ano somente. Outros números entre esses dois extremos e
antecipar que cerca de três milhões desses modelos de luxo será vendida em 2015.
John Ive, designer de renome da Apple que supervisionou o
projeto do relógio conectado, sugeriu também que a marca Apple não precisaria
de ouro, tanto quanto isso. Em uma entrevista com o "Financial
Times", ele explicou que o grupo tem, de fato, criado uma nova liga de
ouro para chegar a 18K.
Este novo processo patenteado tem duas vantagens: o relógio
será mais forte e vai exigir menos ouro puro porque outros elementos desta liga
- derivados de cerâmica - ocupam mais espaço (volume) do que os componentes
tradicionais (prata ou cobre) utilizados no ouro de 18 quilates tradicional. E portanto
menos ouro por cada peça
No entanto, o lançamento deste relógio ligado, certamente,
terá um impacto sobre o preço do ouro. Para vender três milhões de relógios Apple
edition de luxo, a gigante americana vai
precisar de 70 toneladas de ouro. O que é significativo em uma média total de 2
800 toneladas de produtos de metal precioso a cada ano.
Se o novo produto techno-luxo da marca Apple é transformado
em sucesso comercial, o preço do ouro pode rapidamente subir. Os investidores
antecipam um aumento na produção de modelos high-end, por isso precisa de ouro
e eles estaria inclinado a especular sobre um aumento nos preços do ouro.
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