sábado, 19 de julho de 2014

FENÔMENO DE EXPANSÃO DE FRONTEIRA NO TAPAJÓS



          O chamado fenômeno de expansão da fronteira é um fator de revolução permanente, onde grupos sociais mantem desequilíbrios longos, fatores de expansão rápida.
          O oeste norte-americano, a Sibéria soviética, e a Amazônia brasileira constituem formas de revolução social constante, inclusive com seus cortejos de violência e a desobediência às regras gerais da sociedade fonte. A squaterização, a desobediência aos princípios fundamentais da propriedade, os fatores força, potência, premiados em relação ao direito são formas destruidoras de estruturas sociais arcaicas, elementos anti-esclerose e permite manter a sociedade em alto nível de crescimento
          É de se admirar que os Estados Unidos, ricos e poderosos, conseguiram manter, geração após geração, esse espírito de fronteira pelo menos em boa parte da União. Esse espírito é que forma a locomotiva do conjunto da nação norte-americana, cujos nativos nunca deixaram o poder ser assumido por associações e conselhos profissionais.
          É verdade que nos Estados Unidos, existem associações, grupos profissionais poderosíssimos. São apenas lobbys, porém, que agem em nível de pressão, persuasão e até pressão financeira e eleitoral. Usam suas próprias forças e não arrojam-se direitos legais, constitucionais em proveito próprio e contra interesses globais da sociedade. O profissional deve poder demonstrar sua utilização, comprovar sua capacidade e não obrigar o usuário a utilizar seus serviços se não forem necessários.
          Os polos de desenvolvimento da Amazônia recém-povoados por fazendeiros arrojados, garimpeiros e industriais de riscos; o Sudeste do Pará, a região do Gurupi, o centro norte do Amapá e principalmente a região do Tapajós alavancada pelas suas riquezas em ouro, além de Rondônia e Mato grosso, cristalizam no Brasil a sociedade em movimento, em expansão rápida, motor de uma revolução social permanente e remédio à esclerose social do resto da nação.        

0 comentários:

Postar um comentário