quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conhecem os guias para encontrar diamante

Os diamantes até nos aluviões ricos são raros e dificilmente podem ser encontrados através de testes. O prospector de diamante não procura a pedra diretamente, mas através de guias. Se achar esses guias, pode se abrir uma cata para encontrar alguns diamantes pequenos e se achar esses diamantes pequenos numa cata, poderá ter diamantes maiores numa pista de 50 metros.

Os garimpeiros de diamante conhecem os guias ou acompanhantes do diamante ou satélites como os técnicos prefiram falar. Quando os encontram num cascalho, sabem que pode haver a preciosa pedra. Só que eles conhecem pela terminologia garimpeira.
Se o garimpeiro falar em esmeralda, cuidado, não é a belíssima pedra verde, é tão somente zircon;
Iremos apresentar esses guias pelo nome garimpeiro e traduzir pelo nome técnico internacionalmente conhecido..


Alguns dos satélites (guias) mais importantes do Diamante:

Figado de galinha.--------Jaspe vermelho (Heliotropo)
Marumbé.--------------------Jaspe amarelo ou marrom
Palha de arroz.--------------Cianita
Chicória.-----------------------Granada piropo
Fundo.--------------------------Diamantes menores que um ponto
Ferragem.----------------------Rutilo
Fava.----------------------------Monazita (fosfato de Cerio)
Feijão preto.-------------------Goetita
Ovo de pomba.---------------Quartzo hialino rolado
Osso de cavalo.-------------Cianita
(Osso de cavalo e palha de arroz è a mesma coisa)
Cativo.---------------------------Martita
Pedra de Santana.-----------Pirita limonitizada
Pretinha.------------------------Turmalinitos
Pretinha reluzente.-----------Turmalina
Esmeralda.----------------------Zircão
Resina.---------------------------Estaurolita
Ilmenita.--------------------------Ilmenita magnesiana


Lista fornecida pelo geólogo Fernando Lemos


No tapajós, observa-se grande quantidade de feijão preto e ovo de pombo e pouca chicória

11 comentários:

Complicado, nao tem informaçao suficiente para identificaçao

Primeiramente você tem que está em uma região de Garimpo onde tem história de retirada de Diamante , agora para conseguir um plumo deve associar a alguns garimpeiros pois hoje em dia o cascalho que possuem diamante esta de baixo da terra de 10 a 30 metros de profundidade onde o rio passou a milhões de anos atrás , poderá usar uma sonda para saber de a cascalho . Após essa descoberta deverá ser feito uma cata ( buraco ) até chegar no cascalho utilizando equipamentos pesados como escavadeira hidráulica e bomba draga ,
após abrir a cata no mínimo uns 100 m2 o cascalho deve ser dobrado passar por um conjunto de caixa e bicas com rufos onde a areia e a terra se separá do cascalho ficando somente esse , onde será armazenado no paió . Para uma apuração satisfatória o bom e ter pelo menos 30 bicadas cerca de 8 m3 desse material. Para apuração deverá ser utilizado uma caixa com duas separação com água onde será utilizado 3 peneiras grossa , média e fina. O processo da paneira e da seguinte forma : primeiro colaca se uma pa do cascalho concentrado na peneira mais grossa e mergulhado na caixa o garimpeiro meche fazendo movimentos circulares para o material mais fino ir para p fundo da caixa e os possíveis diamante se concentrarem no meio da peneira onde será jogado em uma banca para visualização , o diamante tem um brilho diferente das outras pedras pois fica pouco tempo molhado devido a sua dureza, depois de passar todo o cascalho pela o peneira grossa , será utilizado a média peinarando o material que está no fundo da caixa , mergulhando do outro lado da caixa , fazendo o mesmo movimento. Espero que tenho ajudado o garimpo e uma ilusão são poucos que conseguem ter sucesso nesse ramo.

Olha perto de casa passa uma rio e dolado do rio eu já achei rocha de minério magnetita si eu cava nece rio sera que eu posso achar diamantes

Olha perto de casa passa uma rio e dolado do rio eu já achei rocha de minério magnetita si eu cava nece rio sera que eu posso achar diamantes

Gostaria de saber se a lei no Brasil permite ou proíbe fazer pesquisa com bateia e peneira em rios ?
Obrigado :Jocemar de fortaleza ce

Boa Noite! eu garimpo cristal, E ao longo dos meus garimpos eu encontro alguns desses "satélites Guias" como o Feijão preto, ovo de pomba, Granada piropo e Rutilo. Obs. em um mesmo lugar eu encontrei a granada piropo (grande quantidade), a pedra santana e o feijão preto.
Também achei um canudo composto por um material muito duro, rico em ferro, aqui chamado de osso de cavalo. gostaria de saber de você se esses lugares são propicio a ter Diamante, esmeralda ou turmalina?
Se a resposta for sim, como faço o teste? Lembrando que eu não possuo calha concentradora e nem maquinas motorizadas. trabalho com ferramentas manuais.
Grato: João Maurício!

Este comentário foi removido pelo autor.

Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo e nem para quem vender os mesmos.
Assim nos colocamos a disposição para te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER a tua pedra, ouro e joia. Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (0xx54)99627-6129.

bom ..eu moro perto de um lapeiro.. durante a noite. vemos luzes amarela saindo das lapa.. sera pode ser ouro ??

pode ser gás metano (*mãe do ouro)

Postar um comentário