sexta-feira, 4 de julho de 2014

O que é ouro?



Ouro é um elemento químico de peso atômico 197,2, número atômico 79 e símbolo AU (do latim Aureum). Tem ponto de fusão a 1063 grau Celsius e ponto de ebulição a 2610 graus. A densidade do ouro na natureza vai de 15,6 a 19,3 variando por causa das misturas com outros elementos. E um dos primeiros metais conhecidos, por existir em estado livre na natureza, em incrustação na rocha e em grãos e pepitas nas areias e cascalhos dos aluviões. Já era conhecido pelas mais antigas civilizações, como a egípcia e etrusca, e acredita-se ter sido, junto com a terra e instrumentos para a caça e para a guerra, o símbolo de riqueza por excelência.
De todas as civilizações que sucederam as sociedades primitivas, restaram até nossos dias, belíssimos ornamentos de ouro, que se encontram hoje em museus, tão perfeitos que poderiam ter sido elaborados por artesões de nossa época.
O ouro possui grande densidade, extrema ductilidade e maleabilidade e elevada resistência a corrosão. Com exceção da água régia, alguns cyanides alcalinos e clorina e estado livre, o ouro não se dissolve nem se combina com outros elementos e componentes químicos. Sua baixa atividade química faz com que ele seja encontrado em estado de elevado grau de pureza, misturado normalmente com cobre, prata, platina e paládio.

0 comentários:

Postar um comentário