terça-feira, 9 de setembro de 2014

O IBAMA USADO COMO BICHO PAPÂO

DA FORÇA:

O poder de força, o poder de policia esta praticamente integralmente nas mãos do governo federal e do seu órgão ambiental, IBAMA que pode chamar por convênios a força nacional e a PM do Estado do Para e pagar diárias a estes que acompanharão armados, os fiscais federais. As atitudes destes fiscais e policiais são cruciais, pois podem ensinar, autuar, ou quebrar e incendiar os equipamentos de trabalho; em nenhum dos casos, irão parar os trabalhos, só criar prejuízos momentâneos. Portanto, a atitude humana do IBAMA e seus acompanhantes armados ira prevalecer; Os mais jovens tem tendências a preferir a violência aos mais velhos e experientes .

DAS VERTENTES DO USO DO TERROR:

AS FORÇAS NEGATIVAS: Entre os diversos órgãos fiscalizadores, e ecologistas de plantão, há algumas pessoas interessadas em provocar terror e como eles não possuem as ferramentas da força, tentam usar a imagem do IBAMA; provocando medo, assim ficam mais poderosos por tabela e afinal se locupletam: “se não fizer o que eu exijo, chamo o IBAMA”. Escrevam artigos sempre prevendo e ameaçando intervenções para a próxima semana.
AS FORÇAS POSITIVAS: há os interessados em resolver a situação ambiental da forma possível criando um espírito ambientalista progressivo em comunidades que não as tenham originalmente e o medo, neste caso, associado ao convencimento é uma ferramenta útil para esses objetivos. Sabes se que ninguém ira aceitar custos maiores se não tiver um espada acima da cabeça.

DA VERDADEIRA ORIENTAÇÃO DO IBAMA

Pelo que o JO conversou com o IBAMA, ele faz estudos permanentes dos desmatamentos, através das imagens de satélite, às vezes diariamente, e esses estudos orientam a atuação das fiscalizações. Como os desmatamentos provocados por fazendas alcançam áreas maiores do que a garimpagem, a prioridade é para os desmatamentos rurais, mas não impede de atuar contra os desmatamentos garimpeiros. E como não podem atingir todo mundo, sempre haverá uma classificação entre grandes, médios e pequenos. Portanto se quiser ficar sem medo, tentam reduzir o desmatamento.
O Tapajós é dividido em reservas e áreas livres, as reservas têm graus de exigências diferenciadas, os parques, Flonas e APA´s. Os parques serão naturalmente mais fiscalizados que as APA´s e áreas livres. Portanto evitam trabalhar em parques.

Outra forma visível de impacto ambiental é a cor das águas que desce do garimpo. Quem não viu a língua de lama do rio Crepori entrando no rio Tapajós. Essa língua de cor amarela é fácil de ser seguida a montante até sua origem. Essa lama pode ser evitada a baixo custo, com abatadores de palha em cada garimpo poluidor e quem não fizer isto esta arriscando o seu ganho pão e dos seus vizinhos. 

0 comentários:

Postar um comentário