Regra numero 1: o piloto tem que ser casado
Muitos 206, 210, skylines, poucos
coriscos e sertanejos (mata sete) e alguns bimotores (barões e Aztecas)
São os aviões do garimpo, o 206
leva 600 kg assim como o 210 que é mais veloz, o skyline só leva 520 kg e serve
para voos mais curtos pois pode apagar em chuvas muito pesadas, o 206 tem porta
lateral para os lançamentos em clareiras. O Corisco só leva 450 kg e o Sertanejo
600, mas eles tem asa baixa, ou seja, maior risco de bater em galhos de arvores
nas pistas. Os bimotores só levam 550 kg, mas se diferenciam pela segurança de
ter dois motores. Entretanto se usar esses bimotores com carga de 700 ou 800
kg, o que é comum, eles perdem a característica de voar com um motor só, ou
seja, viram um monomotor também.
Os monomotores exigem pistas de
no mínimo 300m, menos ainda para um skylane ou 206, mas os bimotores existem
pistas maiores (500m). Considerando que parte das pistas podem ser danificada
por chuvas, menor é a exigência de pista, melhor
Há pistas ainda menores, mas com
características especiais (trampolim natural). A pista tem uma parte plana para
colocar as rodas e logo depois, ela se eleva num grau forte, forçando o avião a
parar por causa da gravidade. Na descida é o contrario, ele desce no trampolim
pegando velocidade por causa do ângulo, e sai num precipício quase na
velocidade de voo, e depois se eleva, usando os desfiladeiros das grotas entre
as montanhas. É impressionante, mas jamais vi um acidente fatal nestas
condições, mas é fácil quebrar om trem de pouso na chegada.
Há também pistas que não são
retas, seguindo a curva de nível do terreno. Falam-se com exagero de pistas em
L. De qualquer maneira, é nestas pistas que se vê a pericia do piloto no pouso.
Qualquer pista permite pousar com
carga total, mas na decolagem, é muito diferente. Poucas pistas permitem
decolagem com mais de 200 ou 300 kg e nestes caso, serão necessárias “pernas”
ate a pista boa que estivar mais perto.
A zona de garimpos do Tapajós tem
área enorme (300 km por 200 km) e a aviação é formada de dois polos controlados
(aeroporto de Itaituba no Para e aeroporto de Alta Floresta no Mato Grosso); Além
destas pistas controladas, há pistas paralelas em cada cidade, onde não há
controle como a pista do Km 17 asfaltada perto de Itaituba e da fazenda em Alta Floresta e diversas pistas em
beiras de estradas que recebem a mercadoria por caminhões e levam até o garimpo
por avião: há três grupos de pistas: as que estão ao longo da transamazônica:
Km 180, Sol Nascente e Rabelo, as que estão ao longo da BR 163: aeroporto de
Novo Progresso
e as que estão ao longo e principalmente no final da
Transgarimpeira: Creporizinho e Creporizão
Fala-se muito em Kamicases, mas
tem muitos pilotos velhos, ou seja, vivos e que voam todo dia desde os anos 70,
80.
Como escolher um bom piloto?: Não
vou citar nomes de pilotos, mas, como geólogo que voa em garimpo há mais de 34
anos, sigo uma única regra para escolher um piloto para voar comigo: ele tem
que ser casado.
Como escolher um bom avião?
Destes que podem pousar legalmente nas pistas oficiais de Itaituba e alta
Floresta, pois seguem as regras da ANAC.
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