quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Serra Pelada ou a opera do grotesco


É sabido que a cortina do teatro ou da opera serve para ocultar, ainda que temporariamente, o cenário ou o palco; logo, serve para facilitar as manipulações dos contrarregras e maquinistas, num teatro que se baseia na ilusão, no qual não se pode revelar os bastidores da ação.




"Os mais de 70.000 metros de sondagem executados pela CVRD (VALE) em pouco mais de 100 hectares da região de serra pelada (poucas áreas que conheço foram tão furadas) definiram reservas lavráveis de cerca de 50 toneladas de ouro a cerca de 400 metros de profundidade, com teor médio de 8 gramas por toneladas (varia com o preço).
A área desde 1974 fazia parte do decreto de lavra 74.507/1974, na qual por lei era proibido atividade de garimpagem, proibição que não foi respeitada.
Vale destacar que nas DENOMINADAS RESERVAS GARIMPEIRAS, as empresas não trabalham, são obrigadas a respeitar, porém, o mesmo não se observa com os garimpeiros, nunca eles respeitaram, e não respeitarão nenhum tipo de proibição.
Em uma comparação bíblica, agem COMO ADÃO E EVA, que tinham a sua disposição todas as frutas do paraíso, sendo proibido apenas comer o fruto da macieira, não se contiveram lá foram é comeram.
Em uma demonstração por absurdo, caso uma lei estabeleça que em todo o território brasileiro seja permitido a garimpagem, exceto em uma determinada ares de 200 hectares
(pode ser qualquer tamanho), eles entenderão que ali é que está A LAJE DE OURO, e a  invadirão.
 Pelo contexto geológico (siltitos, brechas e arenitos calciticos em muito caso friáveis) os garimpeiros com suas “modernas técnicas” não conseguem lavrar.

Devido a presença dos cerca de 50.000 ex garimpeiros ( há mais de 30 anos estão lá sem garimpar nada) que vivem na expectativa de enriquecer, inviabilizam que qualquer empresa monte um empreendimento mineiro lucrativo e que enriqueça 50.000.
Resumo da ópera: uma jazida (depósito economicamente viável) ficará sepultada por sabe-se lá quanto tempo, quem sabe para sempre.

Pior, não adianta esperar a depuração pelo tempo, já que a empresa como pessoa jurídica teria tempo de esperar desaparecer os garimpeiros, já que essa estória já esta com 35 anos perdurando,  pois o que tem ocorrido é que com o tempo  aumenta, pois,  como a hidra da mitologia, para cada um que morre SURGE NO MINIMO 6 (SEIS HERDEIROS), assim a expectativa dos políticos aumenta  e chegará um dia que se fosse possível transportar o que resta do ouro do mundo, ainda assim não chega para  saciar o sonho"

Fernando Lemos.

0 comentários:

Postar um comentário