quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Características de Corte que conferem beleza ao Diamante


Muitas graduações e categorizações foram criadas pela indústria dos diamantes. No entanto, um dos conjuntos de métricas mais importantes aceitas por especialistas atende somente por 4cs (Cut, Clarity, Color e Carat Weight – em português Corte/Lapidação, Claridade/Pureza, Cor e Quilates/ Peso).
Após desvendar os mistérios da cor e da claridade, a Vecchio explica como acontece a medição por corte, mais conhecida aqui no Brasil por lapidação. Este é provavelmente o mais importante e desafiador dentre os 4 Cs em termos de entendimento, embora muito facilmente seja o ponto mais esquecido dentre eles.
Vocês sabiam que é justamente esta característica que define o brilho do diamante? O corte também é o único “C” que está nas mãos do homem, mais precisamente nas dos lapidadores. Esmeralda, princesa, triangular e coração são algumas das formas mais recorrentes no mercado. Isso, claro, sem falar na “round” (redonda), também chamada de “lapidação brilhante”, que é a mais popular dentre todas.

Compostos basicamente por carbono, os diamantes podem também incorporar outros elementos químicos em seu processo de formação. Isso porque eles, em sua origem, são submetidos à pressão e temperaturas muito elevadas. Inclusive, são esses “outros elementos” que garantem as diferentes colorações apresentadas pelas pedras.
A lapidação brilhante é considerada perfeita, pois exibe 57 ou 58 facetas harmônicas e simétricas. É ela, ainda, que detém os melhores resultados em termos de brilho e dispersão em estudos de comportamento da luz.
Tarefa difícil mesmo é diferenciar os brilhantes dos demais diamantes. As alterações são raramente perceptíveis pelo observador casual, gerando muitas vezes falcatruas (propositais ou não) no momento da compra e venda dessas pedras preciosas.
Três são os requisitos da lapidação que garantem beleza e vida aos diamantes. O primeiro deles é a luminosidade, que mede justamente a capacidade que essas pedras preciosas têm de fazer com que os raios luminosos sejam refletidos. A segunda é o fogo, também chamado de brilho, que é a dispersão da luz nas cores arco-íris. A última é a cintilação, uma mistura das duas anteriores, que são os flashes de luz e brilho originados nos diamantes quando eles se movem.
Proporçãopolimento e simetria são as três características levadas em consideração para a melhor avaliação e precificação das pedras no mercado. As variações vão de “excelente” a “pobre” e determinam a importância do diamante no mercado.



0 comentários:

Postar um comentário