quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Por que comprar Ouro?

Por HENRIQUE CARVALHO e enviado por fernando Lemos
Existem diversas razões para o investidor comprar Ouro, como por exemplo:
·         Ouro é um bem escasso, tendo elevada demanda.
·         É durável.
·         É uma excelente proteção contra a desvalorização da moeda e contra inflação.
·         Oportunidade para diversificar os investimentos.
·     Em casos extremos de instabilidade monetária, social ou guerra, é fácil de ser transportado e de esconder pelo seu tamanho reduzido.
Além das razões acima, o ouro costuma apresentar alta demanda e ótima rentabilidade em momentos de crise e pressão inflacionária. Por funcionar como uma reserva de valor, ele é tido por muitos como um porto seguro nestas situações.
Fatores Que Influenciam o preço do Ouro
Todo ativo de investimento tem seu preço influenciado pela relação entre oferta e demanda.
Com o Ouro não é diferente e precisamos avaliar os dois lados para entender os fatores que influenciam seu preço:
Do lado da oferta, o preço do ouro pode sofrer alteração devido a sua extração e produção, assim como a venda realizada por bancos centrais, bancos de investimentos e pessoas físicas.
Quanto maior a oferta de Ouro, menor tende a ser o seu preço. Do mesmo modo, quanto menor a oferta (mais escassa), maior tende a ser o preço do Ouro.
Do lado da demanda, o preço do ouro é influenciado basicamente pela indústria de joalharia e dos investidores no metal.
Conheça os 4 Fatores que Mais Influenciam o Preço do Ouro:
1. Cenário Econômico
Conforme vimos no início desse artigo, o Ouro é um ativo muito procurado em tempos de crises financeiras. Portanto, seu preço tende a se elevar bastante nesses períodos.
2. Taxas de Inflação
Outro fator que influencia fortemente a cotação do ouro é a expectativa inflacionária, levando em consideração que o metal é visto como proteção tanto em relação à inflação quanto à deflação.
O Ouro tende a ser procurado em momentos de instabilidade monetária e em períodos de altos gastos deficitários.
3. Cotação do Dólar
A convencional e mais convincente relação entre o preço do ouro e a cotação do dólar é que um dólar fraco leva a preços maiores do ouro.
Essa é uma tendência que já é observada desde a desvalorização do dólar em 2002, quando o Dólar atingiu o patamar máximo próximo dos R$ 4,00.
4. Taxas de Juros
Relação básica para todo tipo de investimento. Quanto maior a taxa de juros, menor tende a ser a atratividade dos demais ativos financeiros.
Isso ocorre porque o investimento em títulos públicos é considerado o investimento de menor risco. Logo, se ele apresenta alto retorno e um risco menor do que os demais ativos, a lógica é que os investidores prefiram esse tipo de ativo.

Terminada essa parte sobre a história do ouro, estatísticas e preço do ouro vamos ao que realmente interessa: Afinal, como investir em Ouro?

0 comentários:

Postar um comentário