domingo, 8 de março de 2015

Apreende a prever as flutuações do preço do ouro

Iremos só apresentar os fatores principais que influenciam o preço do ouro, mas não podemos antever os micro fenômenos psicológicos que podem participar desta equação

POR HENRIQUE CARVALHO, enviado por Fernando Lemos

Existem diversas razões para o investidor comprar Ouro, como por exemplo:

·         Ouro é um bem escasso, tendo elevada demanda.

·         É durável.

·         É uma excelente proteção contra a desvalorização da moeda e contra inflação.

·         Oportunidade para diversificar os investimentos.

·         Em casos extremos de instabilidade monetária, social ou guerra, é fácil de ser transportado e de esconder pelo seu tamanho reduzido.

Além das razões acima, o ouro costuma apresentar alta demanda e ótima rentabilidade em momentos de crise e pressão inflacionária. Por funcionar como uma reserva de valor, ele é tido por muitos como um porto seguro nestas situações.

Fatores Que Influenciam o preço do Ouro

Todo ativo de investimento tem seu preço influenciado pela relação entre oferta e demanda.

Com o Ouro não é diferente e precisamos avaliar os dois lados para entender os fatores que influenciam seu preço:

Do lado da oferta, o preço do ouro pode sofrer alteração devido a sua extração e produção, assim como a venda realizada por bancos centrais, bancos de investimentos e pessoas físicas.

Quanto maior a oferta de Ouro, menor tende a ser o seu preço. Do mesmo modo, quanto menor a oferta (mais escassa), maior tende a ser o preço do Ouro.

Do lado da demanda, o preço do ouro é influenciado basicamente pela indústria de joalharia e dos investidores no metal.

Conheça os 4 Fatores que Mais Influenciam o Preço do Ouro:

1. Cenário Econômico

Conforme vimos no início desse artigo, o Ouro é um ativo muito procurado em tempos de crises financeiras. Portanto, seu preço tende a se elevar bastante nesses períodos.

2. Taxas de Inflação

Outro fator que influencia fortemente a cotação do ouro é a expectativa inflacionária, levando em consideração que o metal é visto como proteção tanto em relação à inflação quanto à deflação.

O Ouro tende a ser procurado em momentos de instabilidade monetária e em períodos de altos gastos deficitários.

3. Cotação do Dólar

A convencional e mais convincente relação entre o preço do ouro e a cotação do dólar é que um dólar fraco leva a preços maiores do ouro.

Essa é uma tendência que já é observada desde a desvalorização do dólar em 2002, quando o Dólar atingiu o patamar máximo próximo dos R$ 4,00.

4. Taxas de Juros

Relação básica para todo tipo de investimento. Quanto maior a taxa de juros, menor tende a ser a atratividade dos demais ativos financeiros.

Isso ocorre porque o investimento em títulos públicos é considerado o investimento de menor risco. Logo, se ele apresenta alto retorno e um risco menor do que os demais ativos, a lógica é que os investidores prefiram esse tipo de ativo.

 

0 comentários:

Postar um comentário