quinta-feira, 7 de maio de 2015

O grande e pequeno PODER

O poder é onipresente. Todos nós estamos sujeitos ao poder de outras pessoas e (exceto nos casos de escravidão extrema) todos exercemos poder sobre outras pessoas. Pessoalmente eu odeio a ideia, mas é parte da vida. Os pais têm (ou devem ter) poder sobre os filhos, mas os filhos têm muito poder sobre os pais, e frequentemente o exercem de forma cruel. Podemos “possuir” cães e gatos, cavalos ou hamsters, elefantes ou camelos, barcos ou automóveis, telefones ou computadores, mas frequentemente estamos sujeitos ao seu poder.
Seria complicado demais, ante o objetivo desse ensaio, entrar no intricado assunto das relações humanas. Dessa forma, eu me concentrarei no mais óbvio caso de poder: aquele em que alguém exerce o papel de autoridade sobre um grande (ou pequeno) número de pessoas.
Em tese, todos estamos dispostos a concordar que o poder deveria ser o mínimo possível, e que quem exerce o poder deveria estar sujeito ao controle das demais pessoas. A isso chamamos “democracia”, ou, nas organizações de: divisão de trabalho, colaboração, motivação, responsabilidade distribuída, compartilhamento e delegação de poder – em contraposição à autoridade, burocracia, centralização ou disciplina formal.
Mas são poucas as pessoas que querem a verdadeira liberdade. A responsabilidade é uma carga pesada. É muito mais fácil ser “seguidor”. Deixar a tarefa de pensar e de ditar o ritmo aos mandatários, patrões, formadores de opinião, gurus de todo tipo, personalidades do “show business”, etc. – e culpá-los por nossa infelicidade.
Por outro lado, há um tipo especial de pessoas que tem prazer em exercer o poder. Essas prevalecem porque se esforçam, se sacrificam e se dedicam com a energia necessária para ter cada vez mais poder.

Devemos admitir que a teoria de Cipolla é aplicável: há tantos estúpidos no poder como no resto da humanidade, e eles são mais numerosos do que pensamos. Mas em duas coisas são diferentes: no relacionamento e na atitude.

0 comentários:

Postar um comentário