quarta-feira, 6 de maio de 2015

Voltando a Base da Química Convencional da Cianetação de Ouro

Frente a polemica iniciada pela apresentação neste JO de possibilidades não convencionais de produtos para cianetação de ouro como o amido de milho ofertado por uma empresa chinesa em Itaituba, e com a falta de testes comprobatórios até agora, iremos voltar as bases químicas do Principio de Cianetação para melhor entender e para isso apresentaremos em partes (pois é muito complexo)  o estudo  Procesamiento de minerales II de Maria Luiza Sousa da UNIVERSIDADE DE LA REPUBLICA – URUGUAY e da UFRGS - DEMIN - BRASIL (trabalho enviado por Fernando Lemos)

-          O Au(s) sob condições normais não reage (não se oxida, não se dissolve) com: ar (O2), com água, com ácidos ordinários nem com bases em soluções aquosas.

      -      Com ácidos: Au(s) reage apenas com a aqua regia (HCl + HNO3 – 3:1).
-           Com halogênios: reage com todos.
               2Au(s) + 3Cl2(g) → 2AuCl3(s)
               2Au(s) + 3Br2(g) → 2AuBr3(s)
               2Au(s) + I2(g) → 2AuI(s)
-           Algumas soluções aquosas DISSOLVEM o Auo:  Auo(s) è Au+1(aq)
-           de Cl2(g) e cloreto de trimetilamônio ([NHMe3]Cl) em acetonitrilo (MeCN)
-           de NaCN, KCN ou Ca(CN)2 em água com O2(g)
-           de CS(NH2)2 em água com Fe+3(aq) 
-          O quadro abaixo mostra a grande estabilidade do complexo “dicianoaurato” em relação a outros agentes complexantes que podem ser usados para dissolver o metal. Os valores elevados das constantes “b” indicam que, no equilíbrio, a concentração dos complexos é muito superior à concentração dos reagentes. O conceito aplicado à prática da cianetação implica em ser possível manter o complexo “dicianoaurato” estável em solução mesmo em concentrações mínimas de cianeto livre. E isto é relevante tanto do ponto de vista do consumo de reagentes (cianetação e tratamento de efluentes).

Histórico da cianetação:

-1846: Elsner investigou a dissolução do ouro em soluções aeradas de cianetos.  A reação de dissolução foi apresentada como:
2Au + 4KCN + O + H2O = 2AuK(CN)2 + 2KOH  (Reação de Elsner) è Log. b = 38
-1887: três escoceses obtiveram a patente relativa ao uso de KCN para dissolução de ouro. E outra, em 1888, relativa à utilização de limalhas de zinco para a recuperação do ouro dissolvido.
-1889: primeira planta de cianetação industrial na Nova Zelândia.
-1890: primeira planta de cianetação na África do Sul.
-1891: plantas em Utah e Califórnia, USA.
-1900: primeira planta mexicana.
1904: primeira planta francesa.
Resumo: o impacto do novo processo na produção mundial de ouro fica demonstrado pela elevação da produção de ouro de uma média de 4,2 t/ano no período 1851-1900, para 14,6 t/ano período de 1901-1950.
Ainda,  a África do Sul (Witwatersrand) aumentou sua produção de menos de 300 000 Oz. em 1888 para mais de 3 000 000 Oz. em 1898.
O processo é iniciado com a cominuição do mineral até uma granulometria adequada às etapas seguintes.
A concentração em mesas estáticas e/ou vibratórias, jigues, separadores centrífugos, dentre outros, é utilizada para remoção dos maiores grãos de ouro livre, enquanto a flotação é usada para  concentrar ouro associado a sulfetos metálicos.
A etapa de oxidação inclui desde uma agitação vigorosa da polpa em pH alcalino (pré aeração) visando uma passivação de sulfetos solúveis na cianetação, até a oxidação completa de sulfetos auríferos contendo ouro invisível ou finalmente disseminado, através de bio-oxidação; oxidação sob pressão ou ustulação. Esta etapa só será usada para minerais de ouro refratários à cianetação direta.

A cianetação ou lixiviação por cianeto em meio alcalino pode ser realizada em pilhas de estéril ou de rejeitos (“dump leaching”), em pilhas de mineral (“heap leaching”), em tanques estacionários (“vat leaching”), ou em tanques com agitação mecânica ou com agitação pneumática (tanques pachucas).
Na cementação ocorre a precipitação do ouro dissolvido sobre o zinco em pó. É o método mais antigo para recuperar o ouro de soluções* cianetadas, enquanto os métodos de adsorção em carvão ou resinas são os preferidos pois tratam polpas*.
Características da reação de cianetação
4Au(s) + 8CN-(aq) + O2(g) + 2H2O(l) = 4[Au(CN)2]-(aq) + 4OH-(aq)
4Au + 8NaCN + O2 + 2H2O = 4NaAu(CN)2 + 4NaOH
1) Reação heterogênea* em T e p ambientais
Cinética lenta:
-Sólido è Au(s)
-Líquido è CN-(aq)
-Gasoso è O2 (g)
* Reagentes estão presentes em 3 fases distintas da matéria.
4Au + 8NaCN + O2 + 2H2O = 4NaAu(CN)2 + 4NaOH


Próximo capítulo: características da reação de cianetação

0 comentários:

Postar um comentário