quinta-feira, 16 de julho de 2015

Alerta para possíveis falsificações e desvios de responsabilidade nas ART (Anotações de Responsabilidade Técnica)


O geólogo José Waterloo Leal do CREA alertou para o perigo da ocorrência de ART falsas. É necessário verificar o número da ART junto ao CREA, pois falsificadores que se fazem passar por profissionais habilitados escaneiam uma ART verdadeira e mudam o nome do cliente no computador. Ela parece original como as demais. Uma dessas ART já foi detectada; o geólogo não citou nem nome, nem local.
Pelo número em cima e a direita da ART (imagem anexa), é possível verificar a fraude, pois cada ART tem um número distinto que esta registrada no sistema com nome verdadeiro do técnico e do cliente.
Os clientes, mesmo bem intencionados e não sabendo das atuações dos seus falsos “profissionais” que assinam essas ART falsas poderão ser processados por falsificação pela justiça Federal. Portanto, aconselhamos aos garimpeiros desavisados a verificar a situação destes que se dizem profissionais; basta exigir a carteira do CREA.


Há também os casos destes “profissionais” pedirem para um técnico verdadeiramente habilitado para assinar essas ART; neste caso, não se trata de falsificação, mas de RESPONSABILIDADE, pois se o profissional não habilitado tiver feito erros no processo, quem terá que assumir estes será o profissional assinante. 

0 comentários:

Postar um comentário