quarta-feira, 8 de julho de 2015

As árvores de raízes profundas, uma nova pista para encontrar o ouro?

Pesquisadores australianos descobriram partículas de ouro nas folhas de eucalipto 35 metros acima de um tesouro real. Eles acreditam que esta poderia ser uma nova técnica para localizar outras minas de ouro em potencial.
Além de ser uma árvore invasiva, puxando as suas raízes no solo, deveria igualmente alimentar-se de ouro? De fato, muitas plantas, cujas raízes profundas anseiam por nutrientes e minerais de que necessitam para viver. E ouro, aparentemente, não é exceção!
Recentemente, vestígios de ouro foram encontrados no solo em torno do eucalipto na Austrália. Isso levou os cientistas do país a concentrar-se nas árvores para perfurar o mistério que nasceu desta descoberta. De fato, os pesquisadores não tinham certeza da fonte de valiosos achados: o ouro que ele tinha era realmente do eucalipto ou foi o vento que o trouxe de volta?
Cientistas australianos, portanto, realizaram um novo estudo e viram a encontrar a primeira evidência, na natureza, da presença de partículas de ouro na madeira de eucalipto. Para isso, eles têm estudado cuidadosamente as folhas, galhos e cascas de eucalipto. Altas de 10 metros, as árvores vem de dois locais: uma no sul da Austrália, e outra a oeste.
Mas estes não foram escolhidos aleatoriamente porque explorações antigas mostraram que o ouro estava escondido no solo desses locais. No entanto, nestas regiões não se sabia que s atividade de mineração poderia contaminar árvores com pó de ouro. Uma análise de raios-X, em seguida, revelou a presença de partículas de ouro de cerca de 8 microns (milionésimos de metro) em células de eucalipto. Um diâmetro de cerca de 10 vezes menor do que a de um fio de cabelo humano.
As amostras de solo e de gases com efeito de experimentos determinaram que estas partículas tinham sido absorvidos pelas raízes das árvores antes de serem transportados para as extremidades, tais como folhas, onde foram observadas as maiores concentrações. Segundo os pesquisadores, as taxas observadas de ouro não são importantes o suficiente para ser prejudicial para a árvore. No entanto, ainda preferem evacuar o metal precioso na direção das extremidades para ser mais facilmente removido através das folhas cadentes.
O trabalho sugere que o eucalipto é capaz de ir para o ouro em depósitos a mais de 35 metros de profundidade, enquanto eles estão em busca de água durante períodos de seca. "Ficamos surpresos com a capacidade de eucalipto ir até o ouro em numa profundidade equivalente a um prédio de dez andares", disse Melvyn Lintern, geoquímico da Commonwealth Investigação Científica e Organização Industrial, Austrália citado por LiveScience.
No entanto, não há necessidade de correr para os pobres dos eucaliptos com um machado  esperando para encher os bolsos "A quantidade de ouro presente nessas árvores é extremamente baixa. Teria que cortar 500 ou mais, que se desenvolvem em cim de um depósito de ouro, a fim de recolher o suficiente para fazer um anel de ouro ", disse o cientista, principal autor do estudo publicado na revista Nature Communications.

Além disso, em vez de eucalipto poderia achar-se outras árvores que procuram água em profundidade como uma boa referência. Eles poderiam ser usados ​​pelos geólogos para identificar qual (s) local (is) estão localizados, queimar e batear as folhas e acabariam fazendo o mesmo papel de um trado. Uma maneira de evitar o desperdício de tempo, dinheiro e recursos humanos para perseguir o metal precioso em grandes áreas, diz Melvyn Lintern. Objetivo? : 

0 comentários:

Postar um comentário