terça-feira, 15 de julho de 2014

Garimpo, um dos remédios à esclerose social



Desenvolvimento e decadência. Por que grupos sociais e nações crescem rapidamente enquanto outros entram em franca decadência. Alguns explicam pelas tradições, outros pelas tecnologias ou raça. Todos os argumentos, porém são facilmente desmontáveis por processos comparativos no tempo e no espaço. 

Por que, por exemplo, Alemanha e Japão cresceram muito mais que a Inglaterra depois da guerra a pesar dos ingleses ter drenado para si a tecnologia dos vencidos.
Por que os velhos Estados norte-americanos não conseguiram o mesmo desenvolvimento que os Sunbelt: a Flórida, o Texas e a Califórnia. Apesar dos primeiros serem depositários das tradições, estruturas industriais, melhores vias de comunicação, equilíbrio sócio-econômico e político.

Por que hoje a taxa de crescimento de estados brasileiros como Rondônia, Pará, Mato Grosso é superior à taxa de crescimento de São Paulo, a famosa locomotiva brasileira. O que reúne num mesmo movimento de estagnação a Inglaterra, o Estado da Virgínia, Nova Iorque ou São Paulo. E o que reúne no mesmo movimento de rápida expansão a Alemanha Ocidental, o Japão ou o sul do Pará.

A verdade é que tem uns, outros não tem. E obviamente, os argumentos das tradições, tecnologia e raça não podem intervir, são justamente os países e estados de maiores tradições e tecnologia que estão em franca decadência. Quanto à raça, considerando os conceitos e preconceitos, Norte ou Sul, Leste ou Oeste, a conclusão é a mesma.

A característica que divide os grupos em expansão e em decadência é o chamado fenômeno de esclerose social. Nações e estados como a Inglaterra, Nova Iorque ou São Paulo têm estruturas mais ou menos corporativistas, organizadas cartéis e organizações profissionais: associações, sindicatos, grupos, conselhos, enfim todas as formas de defesa de grupos econômicos num conjunto social maior que é a Nação ou o Estado.

O desenvolvimento da esclerose social deve-se à estabilidade política e social. Mais estável o estado, maior o desenvolvimento da esclerose, naturalmente como exigência dos grupos sociais, que passam a trancar a sociedade em proveito próprio. É por não ter sofrido nenhuma invasão ou revolução, o que já dura três séculos, que a Inglaterra está a reboque de nações como a Alemanha Ocidental e o Japão, economicamente arrasados por sucessivas guerras.

A fonte deste desenvolvimento rápido provem de uma reviravolta nas estruturas sociais e psicológicas produzidas pela guerra

O Tapajós cristaliza hoje uma guerra permanente e difusa com a resistência as regras estabelecidas por tecnocratas alienígenas, protegido por seus imensos espaços físicos, as dificuldades de acessos, a liberdade de ir e vir com a aviação e a liquidez produzida pelo ouro e todos unidos por um espírito comum: o de acreditar em si próprio e não precisar dos governos..

0 comentários:

Postar um comentário