terça-feira, 29 de julho de 2014

Um guia para driblar os problemas entre técnicos brasileiros e estrangeiros.



Muitos técnicos brasileiros reclamam que não podem usar a língua pátria, pois os chefes só falam inglês; não adianta reclamar que “aqui é Brasil, e aqui tem que falar português”, invariavelmente a resposta será incisiva, “é Brasil, mas o dinheiro fala inglês”. Aproveita para usar isto para melhorar o seu inglês.

- Técnicos estrangeiros mal conseguem disfarçar um racismo imbuído e produzido pelos filmes ao qual eles tiveram acesso na infância; geralmente ele acaba perdendo esse sentimento de superioridade pouco a pouco no contato com os técnicos brasileiros. Pior do que o racismo é a sensação que é superior por vir de um pais mais avançado em termos sociais e educacionais (o nariz empinado); essa sensação de superioridade o levara a ter atitudes estranhas em relação principalmente com os trabalhadores e ajudantes de campo que ele considera realmente inferiores; ai esta o perigo e onde você deve intervir.
- Os trabalhadores no Tapajós são contratados nos garimpos e eles estão formados na lei do garimpo, e na lei do garimpo, o insulto a um homem pode provocar morte; o técnico estrangeiro não sabe disto, mas você como brasileiro e observador atento é obrigado a saber. Tem que evitar a qualquer custo, a morte de um técnico deste por um trabalhador insultado; seria um desastre para o projeto. Para isto deve falar para o trabalhador que o técnico falou sem conhecer a nossa língua e falar para o técnico estrangeiro que realmente, se não se policiar, poderá ser morto. Normalmente ele abaixa a crista, mas não fica tranquilo, a natureza dele vai se sobrepuser em rompantes.
Os dados de pesquisa escondidos: algumas empresas escondem os dados de pesquisa; você, brasileiro, participa da coleta, mas só eles controlam a síntese dos dados. É horrível!
Os softwares de ponta: tente apreender a usar os softwares de ponta que os técnicos estrangeiros utilizam; quando vir a cidade procura esses softs para comprar. Os deles são bloqueados.
O brasileiro esta vacinado contra as prostitutas do cabaré vizinho, mas o estrangeiro, não; um simples sorriso pode levar o técnico a ficar um escravo desta mulher. Ele não tem nenhuma defesa contra essas mulheres, essencialmente as que são mais carismáticas e ela vai o depenar depois de casar com ela; o seu papel é o proteger e evitar que ele vá no cabaré; se não conseguir, a sua nova chefe será a prostituta do lugar. Aproveita para pegar ela. Ficara com a sensação de pegar a mulher do chefe; sempre é bom!.... para o ego!!
O erros culturais na pesquisa: geólogo estrangeiro não diferencia curimã de solo. Ele vai se entusiasmar com os resultados dos curimãs e vai querer sondar lá; tente evitar para não levar o projeto a falência;
Os erros culturais próprios a Amazônia: Os geólogos estrangeiros não sabem o que é malária, leischmaniose, etc.. resistem em usar borrifadores  que eles consideram tóxicos. Vão apreender rápido, pois essas doenças tem predileção conhecida em pessoas de fora. E vão querer se tratar no Canada onde os médicos não conhecem a doença. Tenta proteger a você e a eles. Se pegar, faz de tudo para iniciar o tratamento deles em Itaituba ou Novo Progresso onde tem médicos que entendem desta doença; nesta hora, vão ficar tão fracos que não saberão dizer não; Depois do sofrimento, e com 10kg a menos, vão lhe ouvir mais,
As certificadoras: é o DNPM deles. São muito rigorosas, mas extremamente sérias e entendem tudo da Lei 43101. Tente apreender com eles;
A sua vingança: a fiscalização do DNPM: é o momento onde eles vão precisar de você
O relatório ao DNPM terá que seguir a legislação que invariavelmente é feita por pessoas que mal entendem do assunto, mas colocar mais da metade do relatório com bobagem como clima, hidrografia e outros dados bibliográficos ou copiar as suas aulas de geologia ou os relatórios da CPRM é inócuo. Os geólogos do DNPM só leem os relatórios a partir do item TRABALHOS REALIZADOS; este item nos relatórios dos seus chefes é conciso, objetivo e frio. Assim deve ficar nos relatórios ao DNPM; os mapas podem ficar em inglês. Geólogo do DNPM fala inglês e os símbolos são internacionais
A experiência e criatividade a brasileira criaram metodologias eficientes como contagem de pintas, mas eles não aceitam, pois os dados podem ser subjetivos. Tenta fazer os dois em paralelo; quando eles observarem os resultados, vão aceitar, mas só os dados de geoquímica vão constar dos relatórios deles;
As diferenças monstruosas de salários: nos orçamentos dos trabalhos de pesquisa, há dois itens para o pagamento dos geólogos: Canadian geologists e Brasilian geologists: a diferença de valor é monstruosa.
Submissão ou enfrentamento? Se esta seguro de sim, deve enfrentar. Se enfrentar, eles recuam; senão eles vão fazer de você, gato e sapato!
Não adianta você mostrar o seu domínio teórico, pois eles não querem saber de onde vem e como veio o ouro. Só querem saber onde ele esta; e a empresa só quer mesmo saber disto.
Você pode ser o chefe no inicio, mas não o será sempre: Se a área é sua, se vai começar como chefe, mas a medida que o dinheiro deles vai abastecendo o projeto, a sua parte diminua proporcionalmente. Quando tiver menos de 50%, vão lhe tirar de lá progressivamente. Vai ter uma fase intermediaria onde vão lhe prestigiar e depois tchau!
Junior Company é empresa de papel. No inicio esta bem, no final não paga as contas: não entre no jogo deles e nunca aceita ser o presidente, pois a justiça do trabalho acabara lhe deixando liso ate a terceira geração. Pena para o seu ego, mas ego mata.
Outra coisa importante: eles não trabalham no objetivo de tirar o ouro deste lugar, mas só de inflar as ações. Depois das ações subirem. Eles vendem e deixam todo mundo a ver navios.
Skype: o Skype é a ferramenta do poder. Os chefes comandam a partir do Canada diretamente nos técnicos locais estrangeiros e todas as fofocas passam pelo Skype, inclusive o que você fala diariamente;
Cozinheiras canadenses: não se assusta se vier do Canada uma cozinheira e que ela vai ter um salario maior que o seu. Eles gostam da comida dela.
O canada tem muitas geólogas mulheres, mas vai ficar impressionado. Trabalham no mato igual ou melhor do que homens
Das diferenças tão culturais como técnicas tem que encontrar uma forma de somar para o benefício da empresa. Apesar de eles não reconhecer, você é muito importante para o projeto, só que eles não sabem. E você tem que reconhecer que a formação universitária deles é prática, objetiva e a sua infelizmente muito teórica.

0 comentários:

Postar um comentário