terça-feira, 23 de setembro de 2014

A indústria da denuncia de invasões


Caso 1

Uma empresa encontra ouro pela técnica, e as sondagens mostram um ouro de baixa profundidade. Essas informações sigilosas acabam sendo vazadas ou vendidas por um membro da equipe da empesa; enquanto a empresa estiver trabalhando, não acontece nada, mas as Junior companies costumam ter longas paradas. Resultado: uma invasão exatamente no local do furo mais rico. A empresa ira formalizar uma denúncia de invasão e requerer a força policial para a retirada dos invasores. Atitude legítima

Caso 2

Uma empresa trabalha numa área tradicional de garimpo que esta operando há 40 anos. Requereu a área ou comprou o documento de um dos garimpeiros. A empresa não se preocupa com a presença deles, ate agradece, pois eles fornecem informações valiosas, mas a tecnologia garimpeira evoluindo com poços e Pás carregadeiras, a empresa começa a enxergar a garimpagem, não mais como uma ajuda, mas como um perigo. Faz uma denúncia de invasão “a posteriori”, anos após ela ocorrer e só quando ela passa a ser mais prejudicial de que vantajosa. È o caso do garimpo São domingo em 2013, com a retirada pela força dos garimpeiros do local, Só que poucos meses depois desta denuncia, a empresa falida se retira.  

Caso 3

Nos anos 90, requerer PLG´s era gratuito. Algumas pessoas físicas ou empresas usando nome de laranja requereram dezenas de milhares de hectares em formas de PLG´s garimpeiras, requerendo centenas de PLg´s em seu nome ou de parentes. Essas PLG´s ficaram paradas sem ser analisadas e sem interesse por parte do requerente. De repente, vinte anos depois, um garimpeiro acha um filão nelas. O requerente apressa a legalização e depois de ter o documento em mãos, protocola denúncia de invasão. Há até um caso, onde a justiça mandou parar a atividade por causa do conflito e mesmo sem a presença de garimpeiros no local por decisão judicial, o requerente protocolou denuncia de invasão .

Caso 4

O titular requereu a área já ocupada por garimpeiros e conseguiu alvará de pesquisa. Para marcar a sua posse, protocola denúncia de invasão, mesmo esta tendo ocorrida antes do requerimento.

Caso 5

O titular requer uma área com passivo ambiental e para ver se livre da responsabilidade de reparar esse passivo, protocola denúncia falsa de invasão para jogar a culpa em terceiros. Como uma ingerência policial só ira ocorrer apos muitas gestões junto ao DNPM, fica calado para esta não ocorrer.


Alguns destes casos são ilegítimos e passíveis do artigo 340 do código penal

0 comentários:

Postar um comentário