terça-feira, 23 de setembro de 2014

A LEI É SÓ PRETEXTO

O que interessa para o minerador não é a lei, que é só um pretexto, mas quem estiver a controlando no momento da aplicação desta lei, e, portanto quem estiver no local certo e no momento adequado para deferir ou indeferir, para perdoar ou punir e para isto o mais importante é saber como essas pessoas chegam la e a quem obedecem de fato.
Formas de promoção
Segundo Peter, dois fatores levam à promoção de alguém: a "puxada" e o "empurrão"; no primeiro, o funcionário procura alguém de escalão superior (politico), que possa vir a promovê-lo; no segundo, ele procura demonstrar sua capacidade, através da antiguidade e do interesse no aprendizado, treinamento e autodesenvolvimento - um risco, se considerar que a competência é malquista.
Exceções
Peter relaciona os seguintes casos que não se adequam ao princípio:
  1. sublimação percussiva - onde o incompetente atrapalha o desenvolvido do trabalho e é promovido para um posto onde não poderá prejudicar o andamento do serviço.
  2. arabesco lateral - quando o incompetente, embora promovido, fica numa situação distante do desenvolvimento do trabalho.
  3. inversão de Peter - ocorre quando o próprio regulamento que determina a forma de funcionar a instituição determina o modus operandi; o exemplo clássico é a recepção de uma hospital, onde o atendente é obrigado a preencher um longo formulário antes de atender ao paciente, pois o regulamento diz que quem avalia seu desempenho não é o cliente, mas o superior.
  4. esfoliação hierárquica - trata do combate, como anomalia, da super-competência.
  5. pista paterna - quando a promoção na hierarquia se dá não pela escala de competência até a incompetência, mas pelo grau de parentesco, parentesco com alguém próximo do poder.


0 comentários:

Postar um comentário