terça-feira, 9 de setembro de 2014

O ciclo vital de uma Empresa de Mineração

O crescimento e o envelhecimento, igualando as organizações a organismos vivos

No livro “Os ciclos de vida das organizações”, de Ichak Adizes, o autor determina períodos pelos quais a empresa atravessa e divide a vida das organizações em duas metades:
 De acordo com cada período atravessado pela empresa o autor especifica etapas que equivalem às fases de ascensão e decadência.
Os diversos períodos apresentados são:
 1º Namoro (antes do nascimento) que corresponde a ideia de formar uma organização, neste momento o forte é o compromisso do fundador.
 2º Infância: o maior desafio do administrador é a necessidade de ter um capital de giro, só tendo tempo para agir.
 3º Pré-Adolescência ou toca-toca corresponde a fase em que o administrador não pode se envolver em empreendimentos nos quais não deveria, perdendo assim o foco e o equilíbrio que conseguiu até então.
 4º adolescência, fase marcada pelo conflito entre jovem guarda contra velha guarda e a mudança de liderança entre empreendedor e gerente profissional.
 5º plenitude, o ponto mais favorável, existindo um equilíbrio entre autocontrole e flexibilidade, consideradas pelo autor como essenciais.
 6º estabilidade: é o ápice da organização, embora não esteja em decadência, a empresa chegou ao fim do crescimento, nesta fase se dá o inicio do “envelhecimento”.
7º aristocracia, neste período aplica-se dinheiro em sistemas de controle, instalações e benefícios. O desafio do administrador é reaprender a lutar para sobreviver.
 8º fase chamada de burocracia incipiente, os maus resultados são evidentes e os gerentes lutam entre si. Existem muitos conflitos e brigar internas.
 9° Na ultima fase, burocracia e morte, os recursos gerados não são suficientes, não há mudanças e o administrador já não tem qualquer controle sobre ela. Segundo o autor, existem 4 papéis que devem ser realizados pela gerência: Produzir, Administrar, Empreender e Integrar. No entanto, afirma que é raro um gerente capaz de efetuar os quatros papeis ao mesmo tempo.

Em que período esta a sua empresa?

0 comentários:

Postar um comentário