quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DOS LEGALISTAS DE ARMÁRIO

Cada garimpeiro e minerador no decorrer das compulsórias exigências legais para livrar-se das incontáveis pressões governamentais encontram pessoas chave em postos técnicos e políticos, tanto nos municípios, como no Estado e nos órgãos federais. A atitude dessas pessoas chave seja fiscal, político ou policial têm mais influências nos negócios destes mineradores do que a própria Lei, que no caso é obedecida por ninguém. Portanto, não é a Lei que é importante, mas as características psicológicas dessas pessoas que a aplicarão ou a adaptarão as suas conveniências e sabemos que essas características são diretamente decorrentes do que cada um é na realidade e não do que pretende mostrar:
DA LEI: A LEI é que menos interessa, ela não é obedecida nem pelos usuários e nem pelos que tem o dever de aplicá-la; ela é uma total incompreensão por uns e só uma desculpa para os outros.
O usuário solicita uma LO (licença de operação) escrita e assinada por um técnico habilitado (geralmente geólogo) e nesta LO são prometidas diversas atitudes que são desconhecidas dos titulares e só as que são de fácil resolução, talvez sejam obedecidas. As que transformarão os negócios em prejuízos, por razão obvia, não o serão.
Ademais, essas LO´s na maioria esmagadora das vezes, não serão outorgadas por causa de impossibilidade de conseguir espaço livre para PLG, por causa das exigências absurdas dos órgãos ambientais como escrituras em garimpos....., e por causa da morosidade dos órgãos minerários e ambientais, cada qual dependendo do outro e; só haverá protocolos, ou seja, intenções declaradas de se legalizar.
As secretarias ambientais que analisam essas solicitações não entendem nada de garimpo e os critérios de deferimento serão de aparência baseadas em formalidades, política, ou outras eventuais razões. Só pelas formalidades, as outorgas precisarão de anos ou jamais serão outorgadas, nas demais eventualidades, precisarão de dias somente.

DO ARMÁRIO

As pessoas nos cargos políticos e técnicos nomeados ou contratados por políticos mais poderosos apresentam uma figura impoluta, frente à imprensa e aos seus chefes respectivos e sempre de olho nos Ministério público que também não entende do assunto garimpo. Estão escondidos no armário.

Sair do armário é uma expressão que descreve o anúncio público da orientação sexual de alguém, ou de si próprio. Estar fora do armário significa que alguém, cuja orientação é geralmente homossexual não oculta a sua orientação. Essa expressão poderia ser usada para outras formas de atitudes não sexuais que não querem ser reveladas:

Conhece alguém que critica os homossexuais a toda hora e é?
Conhece alguém que declara ser honesto a toda prova e não é?
Conhece alguém que quer prender todos os corruptos e é o pior deles?

A psicologia estabeleceu diversos métodos científicos para descobrir a verdade no ser humano e não só o que ele diz: Iris do olho, cor do rosto, sudorese e que são estudadas em cursos de psicologia e nas academias de policia; a justiça dos Estados Unidos ate usa uma maquina o detector de mentiras ou poligrafo que trabalha com diversas variáveis fisiológicas, isto são para os mentirosos competentes, os que sabem controlar os seus instintos e reações.

Para os mentirosos grosseiros e simplistas como os que temos que encarar diariamente, não precisa de detector ou de curso nas academias de policia, basta observar os arroubos de super macho, anticorrupção ou defensores irrestritos da Lei; quem se autodeclara desta maneira, se declara como a antítese do que é na realidade e acaba saindo momentaneamente do armário para os seus observadores atentos.

0 comentários:

Postar um comentário