sexta-feira, 7 de novembro de 2014

No passado, os diamantes eram pesados com as sementes desta arvore

A palavra quilate (carat em inglês) tem origem numa árvore mediterrânea chamada Alfarrobeira (Carob Tree), cujas sementes foram usadas durantes séculos como o padrão de pesagem.


O quilate era o peso de uma semente de alfarroba. Era considerada uma característica única da semente da alfarroba, o seu peso sempre igual. Hoje em dia, contudo, sabe-se que seu peso varia como qualquer semente.
As sementes de alfarroba em si não são comestíveis, mas foram lhe observados um tamanho muito uniforme e de peso. Isso lhes fez muito útil para os comerciantes. As sementes foram utilizadas para equilibrar uma balança ao pesar pedras preciosas, onde a menor mudança no peso faz a diferença. Um maior número de sementes indicou uma pedra mais pesada e, portanto, mais valiosa. Diferentes países tiveram valores um pouco diferentes para o número de sementes e a equivalência com o valor das joias, mas o uso das sementes foi consistente em todo o Oriente Médio e Europa. Em áreas do mundo onde a alfarroba não era tão popular, os grãos de trigo ou de arroz foram utilizados de forma semelhante para discernir o peso dos diamantes.
 Em 1907, a Quarta Conferência Geral de Pesos e Medidas adotou o carat métrico como a medida oficial para pesos de pedras preciosas, hoje é universalmente aceito. Um carat métrico é um quinto de um grama, que é 0.2grams - sobre o peso de um clipe de papel!

Artigo enviado pelo geólogo Fernando Lemos

0 comentários:

Postar um comentário