terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pais rico, gosto para ouro pobre, pais pobre, gosto para ouro rico

De fato, nos países ricos (USA, EU, Japão, etc.) é comum joias de ouro com titulo 12K e 14 quilates. Enquanto, nos países menos ricos, entre eles o Brasil há um comportamento refratário as joias de títulos menores que 18K.
Estranhamente, parece simplesmente ser uma questão de maleabilidade e dureza do ouro:
O geólogo Fernando Lemos escreve:
“Certa feita mandei fazer um anel que desenho exigia mais ouro do que eu dispunha, mandei o ourives baixar o titulo para 14K, ele relutou e não fez, preferiu me vender o ouro adicional.
O fato me intrigou e fui atrás do motivo.
 O problema é que nos países pobres entre eles o Brasil a maior parte das joias são de produção artesanal, são trabalhadas manualmente e O OURO à medida que decresce o titulo ENDURECE e dificulta TREMENDAMENTE o manuseio do ARTIFICE e sua arte e bolso ficam prejudicados.
Nos países ricos as joias são PRODUZIDAS nas fabricas; para as maquinas o uso de ouro 12, 14, 16 ou 18 não tem diferença.
Cordões (chamados no nordeste de trancilin) são fabricados aos quilômetros com espessura de fração de mm, e diversas tramas, depois são apenas cortados no tamanho e colocado o fecho.
Medalhas com chapas de frações de milímetros são estampadas como se fossem moedas.”
A maleabilidade é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação. A diferença é que a ductibilidade se refere a formação de filamentos e a maleabilidade permite a formação de delgadas lâminas do material sem que este se rompa, tendo em comum que não existe nenhum método para quantificá-los.
O elemento conhecido mais maleável é o ouro, que se pode malear até dez milésimos de milímetro de espessura. Também apresenta esta característica, em menor escala, o alumínio, tendo-se popularizado o papel de alumínio como envoltório conservante para alimentos, assim como na fabricação do Tetra Brik.
Em muitos casos, a maleabilidade de uma substância metálica aumenta com a temperatura. Por isso, os metais são trabalhados mais facilmente a quente. Ele é um material sólido é maleável quando pode ser dobrado sem se romper. São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos e os fios de cobre utilizados em instalações elétricas.

O ouro puro é demasiadamente mole para ser utilizado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.

0 comentários:

Postar um comentário