segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O ASPECTO NÃO GEMOLÓGICO DAS GEMAS

As gemas estão presentes na história da humanidade em diferentes culturas, aplicações e simbolismos. São protagonistas de rituais, objetos de desejo, instrumentos de cura, matéria prima da indústria joalheira, indicativo de status e poder. Quanto a sua definição, não há um consenso, mas sim um denominador comum: são especiais! Apresentam uma beleza que pode ser traduzida na cor, nos fenômenos ópticos exclusivos, no brilho, na resistência e na raridade. Antigos escritos dos séculos I e IV relacionam as gemas aos meses do ano e aos signos do Zodíaco. Para cada mês existe uma gema especial que detém virtudes dedicadas aos nascidos naquele mês. E, portanto, existe uma gema ligada aos signos do zodíaco, mesmo que algumas pedras ser consideradas de diversos signos:

ÁGATA
Na Roma Antiga acreditava-se que a ágata, em forma de anel, trazia poder, riqueza e proteção. Há vários tipos de ágatas.
Característica: O contato com a pedra ajuda a obter equilíbrio físico e mental, atua no sentido da consciência, nos dá autoconfiança e ajuda no sistema digestivo.
Signo: Capricórnio.
ÁGUA MARINHA
Água-marinha é um berilo, da mesma família da esmeralda.
Sua cor, como bem diz o nome, é a cor da água do mar, variando do azul ao verde, em tons claros. Mas, quanto mais azul ela for mais valiosa será. É a pedra da coragem. As suas energias calmantes reduzem o estresse e aquietam a mente. Com sua cor verde-azulada ela pode ser translúcida ou mesmo opaca. Para completar, esta maravilhosa pedra desperta a nossa intuição e ativa a clarividência.
Conta a lenda grega que cavalos marinhos roubaram essas pedras aquáticas do tesouro das ninfas, espalhando-as pelas praias, onde o homem as encontraria. Diz-se que a água-marinha protege os que estão no mar.
Característica: A energia áurica desta pedra traz ao usuário a força dos vencedores, pioneiros, desbravadores de novos caminhos.
Signos: Aquário, Peixes, Touro, Gêmeos, Libra, Escorpião.
ALEXANDRITA
Alexandrita é uma das pedras mais caras e é muito apreciada. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é, geralmente, verde-oliva, mas à luz artificial assume cor vermelha.
É uma variedade verde-escuro de crisoberilo à luz natural, e vermelha na luz artificial. Seu nome vem de Czar Alexandre II.
Característica: Permite descobrir a mentira e o engano em pessoas próximas. Protege o sistema nervoso e alivia vários tipos de câncer.
Signos: Aquário.
AMAZONITA
A presença do cobre na amazonita dá a sua coloração típica verde-azulada. Lembra a turquesa ou o jade. Por tradição, era oferecida aos homens pelas mulheres de uma tribo do Amazonas, daí seu nome.
Também é encontrada no deserto árabe, onde os antigos egípcios a procuravam para produzir amuletos ou contas. Foi adotada pela joalheria ocidental pela primeira vez durante a Renascença.
Característica: Tem efeito calmante, combatendo o estresse.
Signos: Virgem e Aquário.
ÂMBAR
É uma resina fossilizada do pinheiro “Pinus Succinifera”, com milhões de anos de idade. Capturados dentro da seiva, encontra-se com frequência pequenos insetos, flores, sementes e outros resíduos da natureza. Essas formas preservadas de vida tornam o âmbar um achado arqueológico digno de estudo.
Conta a lenda grega que Hélios, deus do sol, concedeu as rédeas da carruagem solar ao seu filho Fateonte, mas o rapaz revelou-se incapaz de controlar os voluntariosos cavalos permitindo que a carruagem se aproximasse demais da terra, causando uma terrível estiagem. Zeus, para evitar o pior, lançou um raio sobre Fateonte, jogando-o no rio Erídano, onde se afogou. Suas irmãs, as helíades, choraram sua morte tão amargamente que os deuses as transformaram em álamos, para que pudessem lamentar sua perda por toda a eternidade. Suas lágrimas se transformaram em âmbar.
Característica: Estabiliza e desperta a Kundalini. Aumenta a beleza natural, estimula a felicidade e traz amigos para os solitários. Ajuda na dificuldade para tomar decisões, ansiedade. Paciência e tranquilidade em todos os momentos da vida.
Signos: Capricórnio e Virgem.
AMETISTA
Uma variedade de quartzo e devido à presença de ferro pode variar de um roxo bem claro ao bem escuro sendo mais valorizada. Está associado à espiritualidade e poderes sobrenaturais. Dissolve forças negativas transformando-as em forças positivas.
Na Grécia, conta a lenda que a ametista era uma ninfa que amava o deus do vinho e ao ser desprezada por ele machucou-se tornando-se uma pedra se opondo aos efeitos da bebida.
Característica: Deve ser usada em casos de depressão. Ajuda a dormir, pedra da paz, transformação e sabedoria. Auxilia no alívio do stress e dos medos. Eleva o espírito e promove espiritualidade. Eleva a meditação, a generosidade. Transmite paz, desperta a espiritualidade. Excelente para a meditação.
Signos: Peixes.
CITRINO
É uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, e excepcionalmente na cor vermelha. O nome citrino é derivado do latim “citrus”, devido a cor amarelo-limão. Embora ocorram naturalmente, são raras. É por isso que muitas vezes se obtém um equivalente seu por meio do aquecimento de sua pedra-irmã, a ametista.
Graças à possibilidade de multiplicar o número de citrinos disponíveis com o emprego dessa técnica, os joalheiros têm muitas opções de citrinos grandes e impecáveis. Não se deve confundir o citrino com o topázio, gema amarela ainda mais rara.
Característica: Atrai o sucesso profissional, aumenta a auto-estima. Boa para desintoxicar o intestino. Amplia o pensamento, pode ser usada na meditação para rejuvenescer o físico e eliminar formas tóxicas do pensamento.
Signos: Gêmeos.
CORAL
Muitas pessoas desconhecem, mas o coral não é uma pedra. Trata-se de uma substância calcária secretada pelos pólipos, animais marinhos microscópicos, para formar uma camada protetora e que com a presença do caroteno, pode ganhar ramificações, formando os lindos recifes de corais (foto nº 2).
Os gregos antigos acreditavam que o coral era o sangue de Medusa petrificado.
Característica: Vitalidade e alegria. Protege contra o mau-olhado.
Signos: Virgem.
CORNALINA
É uma variedade vermelha ou avermelhada-marrom de calcedônia. A palavra é derivada do Latim “carne” do significado da palavra em referência à cor da carne exibida às vezes. Se a colocarmos ao sol durante longos períodos de tempo a sua cor ficara acentuada.
Característica: É estimulante, transmite alegria de viver. Promove a paz e harmonia. Boa para ser usada por pessoas que são envergonhadas e tímidas. Abre o Chacra Cardíaco. Coragem e paz.
Signos: Áries, Leão e Escorpião.
CRISTAL
É conhecida como a pedra da luz. Os antigos gregos acreditavam que o quartzo era, pela sua transparência, gelo congelado pelos deuses que jamais se derreteria.
Característica: Possui uma vitalidade radiante, muito forte, indicada para harmonizar ambientes. É o cristal da sabedoria. Equilibra as emoções. Excelente para a meditação. Desfaz negatividade no campo energético da pessoa e no ambiente. Pode ser utilizado em qualquer chakra.
Signos: Todos.
DIAMANTE
Conhecido pelos gregos como “inconquistável ou indomável”. É a mais dura substância produzida pela natureza. A cor predominante é o incolor, pode também ser encontrado em outras cores: amarelo, castanho, verde, azul, vermelho e negro.
O maior diamante foi encontrado na África do Sul em 1905, e tinha 3106 quilates, que deu origem a 105 pedras de menor tamanho. Dentre elas está o diamante Cullinan I com 530,20 quilates que adorna o cetro do Rei Eduardo VII, que está na Torre de Londres, também chamado de “Estrela da África”.
Reza uma lenda que o diamante Hope, na cor azul, se encontrava na frente de uma importante estátua de Budha quando foi roubado por um guerreiro, que pouco depois foi assassinado. Depois disso um comerciante vendeu a pedra para o rei Luis XIV. Pouco depois o comerciante empobreceu, contraiu uma doença e morreu em meio a terríveis convulsões. Quando a Madame de Montespan, obteve a honra de provar o diamante, foi abandonada e morreu sozinha na pobreza.
Depois da Revolução Francesa, o diamante foi escondido em edifício Guarda-Móveis Nacional, de onde foi roubado em 1791. Seis anos depois, os ladrões foram condenados a pena de morte. Os seus proprietários seguintes morreram ou empobreceram.
O diamante Hope se encontra atualmente no Smithsonian Institute de Washington, onde seu fluxo magnético não transpassa o grosso cristal da vitrine, onde é exposto aos turistas.
Característica: Fortalece funções cerebrais. É um grande curador, afasta as negatividades, purifica e limpa sexualmente. Aumenta a força física e dá coragem.
Signos: Leão.
ESMERALDA
Os gregos conheciam como “smaragdos”, mas provavelmente a origem do seu nome seja persa ou hindu, significando “pedra verde”. As esmeraldas eram empregadas como antídoto para venenos e feridas, assim como contra possessões demoníacas. Usadas ao redor do pescoço eram vistas como um fator de cura para a epilepsia.
No século III, a pedra preciosa era sugerida para a vista cansada. Esta teoria era tão prevalecente naquele tempo, que os gravadores de pedra conservavam esmeraldas em suas mesas de trabalho de modo a poder, de tempos em tempos, olhar para elas para aliviar a fadiga dos olhos.
A tradição medieval dizia que o Santo Graal fora esculpido a partir de uma única esmeralda grande, que caira da coroa de Satanás durante a sua descida do céu para o mundo inferior.
Característica: É boa para o equilíbrio mental, emocional e espiritual. Ajuda na meditação, e eleva a consciência e as habilidades psíquicas. Efeitos terapêuticos especialmente sobre a coluna, sistema nervoso, musculatura, reumatismo e visão. A água enriquecida com esmeralda regula a taxa de açúcar, melhora a visão, o equilíbrio corporal e impede o quebradiço das unhas e dos cabelos.
Signos: Câncer.
GRANADA
Seu nome veio da palavra latina ‘granatum’ que significa romã, pois essa fruta representava o ventre materno. Pensava-se que as granadas só deviam ser usadas por mulheres devido à sua ligação com a força vital feminina.
Acreditava-se que as granadas não podiam ser roubadas, porque trariam ao ladrão uma catastrófica má sorte até serem devolvidas ao seu legítimo dono.
Dizia-se que seu portador teria melhorada a circulação do sangue e o coração.
Contrariamente à crença popular, nem todas as granadas são vermelhas. Isso ocorre basicamente porque, embora todas compartilhem a mesma estrutura cristalina cúbica, suas propriedades químicas, embora semelhantes, podem variar, o que modifica a cor.
Característica: Considerada a pedra da paixão, da vitalidade, criatividade e coragem. Melhora a auto-estima, aumenta o magnetismo pessoal, otimismo, coragem e energia.
Signos: Escorpião.
JADE
O nome foi dado à época da conquista espanhola na América Central, e significa “piedra de ijada” (pedra do rim), porque consideravam um meio de proteção e cura de enfermidades dos rins.
Na China, é considerada sagrada de nome de “yu”. Os noivos chineses costumavam presentear as noivas com borboletas de Jade como símbolo de amor. Os chineses começaram a usar o jade quatro mil anos atrás, em esculturas, joias e na confecção de acessórios preciosos.
As civilizações pré-colombianas passaram a utilizar a pedra pouco depois. Os imperadores mongóis e os marajás indianos foram grandes aficionados do jade. A pedra também foi muito apreciada no século XX, quando o estilo art déco a promoveu.
Característica: Traz sorte e inspira sentimentos de honra.
Signos: Libra e Peixes.
JASPE
Os gregos a chamavam assim, pois significava “Pedra manchada”. O Jaspe era incrustado em ouro e usado sobre o peitoral dos grandes sacerdotes no tempo de Aarão.
Quartzo microcristalizado que se torna opaco e colorido graças à presença de argila ou óxidos de ferro. O jaspe tem muitas tonalidades diferentes, e há exemplares multicoloridos e com padrões.
Característica: Poder de cura. Alivia a dor, principalmente durante o parto.
Signos: Áries, Escorpião.
LÁPIS-LÁZULI
A lápis lázuli é opaca cujo nome tem etimologia persa-latina ("pedra azul").
Foi uma das primeiras a ser utilizada por suas qualidades decorativas: contas de lápis-lázuli remontando ao século VII a.C. foram encontradas em Mehrgarh, no pé das montanhas Baluchistã, no Paquistão.
Característica: Aumenta a confiança e segurança nas decisões. Favorece a intuição. Estimula a mente e o senso de força, vitalidade e virilidade. Propriedades purificadoras. Ajudam nas inflamações, inchaços e estimula a inspiração e clarividência.
Signos: Aquário, Gêmeos, Libra e Sagitário.
OLHO-DE-TIGRE
Protege contra influências negativas e fortalece as amizades. É chamada "pedra da liberdade", pois proporciona uma grande força interior para ajudar na tomada de decisões.
Característica: Possui uma poderosa força que nos protege do mau olhado e da inveja. Ajuda a reconhecer nossos recursos internos e a utilizá-los para a realização dos nossos sonhos.
Signos: Gêmeos e Sagitário.
ÔNIX
Calcedônia levemente translúcida que pode ser negra ou listrada de negro e branco. Foi essa translucidez que inspirou o nome da pedra: em grego, a palavra "onux" significa "unha".
Como sua cor é escura, está relacionado com as profundezas da terra e sua energia. Os indianos e persas usavam o ônix para proteger-se contra o mau-olhado. Esta pedra foi muito usada em camafeus, com a intenção de fortalecer a estrutura óssea, o coração e os olhos.
Característica: Controla emoções e paixões. Alivia a apatia e o stress. Equilibra a qualidade feminina e masculina. Proteção, autodefesa contra negatividades conscientemente dirigidas e ataques psíquicos.
Signos: Capricórnio.
OPALA
Do sânscrito “UPALA”, que significa “pedra valiosa”. É uma pedra composta de aproximadamente 30% de água, por isso se você quiser ver sua Opala sempre bonita, mantenha-a imersa na água.
Na Idade Média, dizia-se que a Opala curava doenças dos olhos e o poder mágico da pedra poderia supostamente tornar seu usuário invisível. Por causa desse atributo era chamada de “protetora dos ladrões.
Civilizações árabes antigas acreditavam que a pedra tinha propriedades protetoras e usavam-na para criar amuletos, talismãs e joias. A opala voltou a cair nas boas graças dos joalheiros no movimento art nouveau.
Característica: Promove sentimentos de benevolência e amizade. Inspira energia dinâmica, intensidade, paixão, expressividade mental e emocional. Muito utilizada para realização de negócios.
Signos: Capricórnio, Escorpião.
PERIDOTO OU OLIVINO
O peridoto é encontrado nas tonalidades verde-amarelo vibrante, relaciona-se com a cura das feridas do ego. Esta pedra verde-amarelada, também chamada “olivina”, foi introduzida na Europa por cavaleiros que regressavam das Cruzadas.
O nome provém do grego e significa “procurar”. O peridoto é associado com os diamantes, pois é um dos componentes da pedra matriz do diamante, o kimberlito, do qual tira sua inconfundível cor azul-esverdeada.
Característica: É a pedra da esperança. Com ela facilmente enxergamos a realização de nossos sonhos.
Signos: Leão.
PÉROLAS
As pérolas perfeitas são muito raras e por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento velado e da sabedoria esotérica. São mencionadas, ao longo de milênios, na mística, na religião, na arte, folclore e literatura dos mais diferentes povos.
A origem mítica mais comum menciona conchas fecundadas através de temporais, pelo trovão, o dragão celestial, e sendo alimentadas pela luz da lua, gerando então a pérola.
Poemas indianos contém interessantes lendas sobre pérolas: "Após a criação do mundo os quatro elementos honraram o Criador, cada um com um presente: O Ar ofereceu-lhe um arco-íris; o Fogo uma estrela cadente; a Terra um precioso rubi e a Água uma pérola".
Na Malásia, acreditava-se que elas nasciam nos coqueiros, enquanto que na China supunha-se que elas cresciam num peixe parecido com a enguia, ou no cérebro do dragão.
As pérolas eram conhecidas nas mais antigas civilizações da China, do Egito, Grécia, Pérsia e Roma. São usadas para ornamentação há pelo menos 2500 anos. O mais antigo colar de pérolas de que se tem conhecimento, uma peça com três voltas, contendo 72 pérolas, datada do século VI a.C.
Para os gregos, são as lágrimas de Vênus; para os romanos, lágrimas de anjos solidificadas. Na religião muçulmana, são as lágrimas que Adão e Eva choraram por seus pecados. Esse conjunto de crenças explica por que as pérolas sempre foram um símbolo do amor e da pureza.
Característica: Atrai amor, sorte, saúde e dinheiro. Considerada a mais sensível das pedras, por ser gerada a partir de um ser vivo.
Signos: Câncer e Libra.
QUARTZO
O nome provém do alemão ("quartz"). É um grande grupo de minerais encontrados em abundância na crosta da terra. Todas as variedades do quartzo podem conter inclusões que alteram sua aparência e lhes conferem um charme especial e podem ser encontrados em várias cores.
Comumente usado entre índios da América do Norte que conheciam o poder do quartzo.
Incolor conhecido como CRISTAL DE ROCHA: Todos os signos.
Amarelo conhecido como CITRINO: Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra e Sagitário.
Violeta conhecido como AMETISTA: Aquário, Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Sagitário.
Verde, como PRASIOLITA: Capricórnio.
Rosa, conhecido como QUARTZO ROSA: Touro.
Cinza conhecido como QUARTZO FUMÊ: Câncer
Característica: Atua como uma grande fonte de energia, recarregando o corpo físico, espiritual e emocionalmente.
RUBI
O nome origina-se do latim “rubinus”, que significa (vermelha). Na Índia, por sua beleza e raridade, é chamado de “Senhor de todas as pedras preciosas” e está associado à alegria e ao entusiasmo pela vida.
Depois do diamante, a pedra mais dura da natureza. A cor tradicional é um vermelho profundo, mas também pode apresentar colorações rosa. Segundo uma lenda Hindu, o Rubi vermelho foi criado a partir do diamante incolor de uma rainha quando esta foi assassinada por um cortesão ciumento. Seu sangue manchou a pedra e todas as outras iguais a ela.
Característica: As prescrições modernas são iguais às antigas: o Rubi utilizado favorece a circulação do sangue.
Signos: Áries.
SAFIRA
Seu nome vem do sânscrito (sauritatna), e a pedra é adorada há milhares de anos. Uma das gemas mais conhecidas e mais valiosas, a safira é conhecida e usada há séculos.
Como o rubi, é uma variedade do mineral coríndon; quando vermelho, o coríndon é chamado de rubi, quando é azul, é chamado de safira. Desse modo, embora a safira mais valiosa seja a azul com tons violeta, essa não é sua única cor.
Como o rubi, uma variedade de corindo. A safira é uma pedra preciosa rara cuja cor azul sempre foi associada ao céu e, por extensão, ao paraíso e à religiosidade.
Na Grécia, era chamada de “hyakinthos”, em uma referência à íris azul, e foi usada por sacerdotes, para mostrar sua ligação com o céu. No início do século XIII, uma bula emitida pelo papa Inocêncio III aconselhava os prelados a usar uma safira na mão direita, como símbolo da luz divina que transmitiam em suas bênçãos.
Característica: Contra as influências negativas. Estimula a oração, a meditação e a devoção e paz interior. Traz clareza, inspiração.
Signos: Peixes, Touro e Virgem.
TOPÁZIO
O topázio recebeu seu nome da fabulosa Ilha Vermelha de Topázios ou Topazin (ilha Zebeirget, no mar vermelho) que significa "buscar". Em hindu, o topázio significa "fogo" e serve para energizar o corpo especialmente durante o sono.
Entre as pedras coradas, é umas das mais belas e valiosas.
O topázio imperial é um mineral com estrias longitudinais. Ocorre numa grande variedade de cores, do amarelo ao vermelho, passando por nuances intermediárias como as de cores rosa e o lilás, mais raros. A designação imperial para este tipo de topázio tem origem na Rússia, local das primeiras jazidas, exauridas durante o período Czarista.
Característica: Equilíbrio emocional, espiritual. Acalma paixões, raivas, depressões, ciúmes e preocupações. Intensifica e transforma os pensamentos e sentimentos mais subjetivos em forma concreta.
Signos: Sagitário.
TURMALINA
A Turmalina chegou à Europa no início do século XVII, pelas mãos dos holandeses, que descobriram o Ceilão. Nenhuma outra gema tem tão grande variedade de cores, sendo as de um tom só, as mais raras.
O rei Gustavo, da Suécia, presenteou a imperatriz Catarina II, da Rússia, com uma turmalina vermelha (rubelita) de 250 quilates, ainda hoje no Fundo dos Diamantes de Moscou.
A Turmalina Paraíba é de um azul profundo, com brilho próprio, já considerada a pedra mais rara do mundo. Descoberta na década de 1980 no estado do Nordeste que lhe dá nome, a gema é encontrada em apenas cinco minas ao redor do planeta; três delas no Brasil, de onde saem os exemplares mais valiosos. A produção, entretanto, é muito escassa.
Característica: Revigora o coração, sabedoria, força de vontade. Ativa a criatividade e fertilidade. Atrai amor e amizade.
Signos: Verde: Libra. Azul: Peixes, Touro, Gêmeos e Escorpião. Rosa: Áries, Libra e Sagitário.
TURQUESA
Por milhares de anos, essa pedra azul foi admirada e muito utilizada por sua beleza, como demonstram as ruínas de minas de turquesa no deserto do Sinai egípcio (4.000 a.C.).
Naquela época, a turquesa já era usada como adorno pessoal (colares e anéis) e esculpida em forma de besouro ou gravada com inscrições ritualísticas e tinha valor de talismã. Na forma de pó, também era usada como maquiagem para os olhos.
Adotada por civilizações ancestrais por sua intensa cor, que varia do azul celeste ao verde água, dependendo do teor de ferro e cobre que contém, a turquesa nunca deixou de seduzir povos de todo o mundo.
Há mais de 1500 anos, as mais belas turquesas foram extraídas na região de Nishapur, Irã, sendo exportadas para a Europa, Índia e Arábia muitas vezes passando pela Turquia, que inspirou seu nome.
Característica: Excelente contra mal olhado. Protege os viajantes. Melhora a meditação, circulação e paz de espírito. Um símbolo do mar e céu. O mar fala da profundeza da alma. O céu fala da ascensão limitada.

Signos: Aquário.

0 comentários:

Postar um comentário