sábado, 22 de novembro de 2014

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS FERRAMENTAS USADAS POR OURIVES.

- MORCETO DE MADEIRA
Usado para fixar anéis, alianças e facilitar o trabalho de cravação de pedras.

- TRIBULET DE MADEIRA PARA ALIANÇAS
Apoio para efetuar polimento em anéis ou alianças, serve como suporte para facilitar o trabalho

- TRIBULET DE FERRO PARA ALIANÇAS
Bem mais resistente, serve para acertar a forma dos anéis e alianças. Encontramos também em aço.

- MEDIDOR DE ALIANÇAS CÔNICO (Conhecido como "pau de medida")
Ferramenta feita de plastico ou alumínio, serve para medir tamanhos de anéis e alianças.

- MARTELO DE FERRO
Utilizado de uma forma em geral, possui a cabeça de ferro e o corpo de madeira. Comprar os tamanhos de acordo com a necessidade.

- MARTELOS DE MADEIRA, NYLON, CHIFRE, PLASTICO, BORRACHA
Utilizado de uma forma em geral, mas esses modelos são desenvolvidos para não danificar ou ferir o metal a ser trabalhado.

- LIXAS
São folhas ásperas voltadas para o lixamento. Devemos observar que existem lixas d`água, madeira e ferro. A mais utilizada pelos ourives são as lixas d`água finas e extra finas.

- AMIANTO
Seria um protetor térmico de bancada, utilizado no processo de solda. Evita a passagem de calor para a bancada.

- LIMA CHATA, OVAL, MEIA CANA, REDONDA E OUTRAS
Ferramenta utilizada para desbaste do metal, existem diversas formas para aplicar em locais específicos de acordo com a peça a ser trabalhada.

- ALICATES
Utilizado no manuseio de peças, na aplicação de trabalhos e outros fins... Observe que existe vários modelos com os bicos de diferentes formas. Temos os chamados: ALICATE CHATO, MEIA CANA, PONTA FINA, CORTE, PRESSÃO, PUXAR FIOS, CORTE DIAGONAL E OUTROS.

- TESOURA
Utilizada para cortes em metais. Vale observar que a qualidade da tesoura é muito importante para que resista ao corte e ao tempo, poupando bastante trabalho. Essas tesouras de corte, são indispensáveis na bancada de qualquer ourives.

- DADOS DE BOLA OU RANHURA
Nada mais que um cubo de ferro fundido ou de aço, onde sua superfície é impressa em baixo relevo com várias circunferências de meia esfera no caso do BOLA e várias ranhuras no caso do RANHURA. A sua utilização é para ajudar a fabricação de esferas ocas ou meias esferas, base para brincos, pingentes e outros. Para utilizar o dado de BOLA deverá comprar tambem os cilindros ou denominados EMBUTIDORES que são vendidos de diversos tamanhos, mas cada um com o seu encaixe correto no furo do dado. Esses embutidores são utilizados para imprimir no metal a forma côncova, basta colocar o metal sobre o dado e bater com o embutidor ate ficar totalmente moldado.

- PINÇAS
As pinças também existem em grandes variedades, cada uma com a sua devida importância. As pinças de aço inoxidável são as mais indicadas por sofrerem bem menos oxidação.

- BURIL
Ferramenta muito utilizada principalmente para o serviço de cravação. Existem diversos tipos, cada um para uma determinada necessidade. Há buris para cravação de pedras, para acabamento, para tratamento de superfícies.

- SERRA
As serras são feitas de aço, são bem frágeis e fácil de se quebrar. Deve ser utilizada com um arco de serra apropriado para o seu tamanho. Os cortes são sempre precisos, para isso requer bastante atenção e cuidado com o seu manuseio. A peça a ser serrada deve estar fixa, qualquer movimento em falso pode quebrar a serra. Quando a peça estiver próxima das mãos, devemos redobrar nossa atenção, pois ao se quebrar, ela pode penetrar na mão causando ferimentos. Use sempre materiais adequados para o trabalho. Dessa forma, estará prevenindo bastante os acidentes.

Gente, existem diversas ferramentas para ourives como podemos observar em nosso site, essas são algumas delas. O pessoal que deseja começar no ramo, deve procurar aprender com ourives que já estão no ramo a bastante tempo ou até mesmo procurar por cursos especializados. Nosso guia tem por objetivo a incentivar ou até mesmo esclarecer algumas dúvidas para os iniciantes.

1 comentários:

tenho um par de alianças pra vender 18kt 25g interessados 31991008822 whats app

Postar um comentário