terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A gíria do garimpo (letras J, K e L)

Ver também:


Jamanxim. S. m. Espécie de cesto de origem indígena, quase um panincum, usado pelos garimpeiros e seringueiros no transporte de víveres, ferramentas e combustíveis. O jamanxim é a marca registrada dos exploradores.

Jirau. S. m. Espécie de mesa construída de pau a pique nos acampamentos de garimpo para facilitar o trabalho da cozinheira, estocar mantimentos ou simplesmente para fazer refeições.

Juquireiro. Adj. Agricultor. Colono. Termo depreciativo nas rodas  garimpeiras. Quando é feita alusão à origem rural de alguém.

Kenwood. S. m. Rádio de múltiplas freqüências de uso proibido pelo Dentel, mas usado ostensivamente no meio garimpeiro. O Kenwood é uma das peças fundamentais da logística garimpeira.

Lagrésia. S. f. Barro duro e pouco permeável no qual o cascalho aurífero (Bed-Rock alterado) se assenta.

Lagresar V. t i. Ato de remover o cascalho para expor a lagrésia ou saprolito. Fase mais importante de um barranco, momento da lavra em que aparece o ouro.

Lagrésia que paga. S. f. Lagrésia suficientemente mineralizada que justifica a continuação do desmonte do barranco.

Laje. S. f. Pedra de forma extensa e relativamente plana. É sempre cega por não reter cascalho.

Lançamento. S. m. Avionada de viveres ou de combustível especialmente acondicionada para ser jogada numa clareira de garimpo.

Lavar terra. S. m. Processo de lavagem da terra rica despescada nas caixas nas dálias, ou removida do barranco manual com o uso da cobra-fumando.


Limpar ouro. S. m. Operação minuciosa da apuração do ouro acumulado nos panos e tariscas da “cobra fumando” após a lavagem da terra rica, com o uso alternado de bateias, baldes, cuias e azougue.

0 comentários:

Postar um comentário