segunda-feira, 29 de junho de 2015

a mudança de DATUM provoca confusão e fraudes nos garimpos

A mudança de DATUM no controle de área do DNPM esta gerando confusão e ate falsificações nos garimpos
Ao mudar para o novo DATUM oficial brasileiro, o DATUM SIRGAS 2000, deixando para trás o velho DATUM SAD 69, o DNPM seguindo orientação do IBGE, na prática, mudou a posição das PLG´s e requerimentos de pesquisa de 55 m para oeste e 40 m para sul.
Na realidade não houve mudança, pois todos os mapas brasileirose as reservas ambientais ou indígenas também mudaram nas mesmas proporções.
Mas a imagem de satélite que é o verdadeiro mapa base utilizado nos garimpos através do google Earth tem outro DATUM estrangeiro, o WGS 84, o que criou a confusão.
Ocorre que a esmagadora maioria dos GPS disponíveis no Brasil e vindo de fora não consta na sua lista de opções de DATUM para configurar, o SIRGAS 2000, e tão somente os antigos DATUM brasileiros como o SAD 69 além do WGS 84 estrangeiro, portanto, ao verificar no campo a posição de um filão, por exemple, ele será deslocado de 55 m para leste e 40m para norte em relação a imagem, o que pode ser suficiente para criar confusão entre vizinhos ou má fé de quem usa voluntariamente um DATUM  inapropriado.
Todos os GPS novos vendidos no Brasil vêm automaticamente configurados de fábrica com o sistema WGS 84, sendo necessário, a sua reconfiguração no Brasil
Trabalho a vista para os peritos judiciais, os georreferenciadores e geólogos

OBS: Em 1996 a NASA e The Ohio State University desenvolveram um Modelo Global para o Campo Gravitico da Terra, designado Modelo Gravitacional da Terra 1996 (EGM96). Foi então determinado um geóide WGS 84 mais apurados, a partir do novo modelo gravitacional que apresenta a precisão de 1 metro, ou melhor, em qualquer ponto da superfície terrestre: é o WGS 84 (EGM 96).)

O South American Datum (SAD) é o sistema geodésico regional para a América do Sul e define um formato para a terra para uso na geodésia e em navegação.

O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) é o novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para as atividades da Cartografia Brasileira.

A Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), mas só oficializado pelo DNPM em março 2015.

0 comentários:

Postar um comentário