quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O conceito da criminalidade ambiental

A criminalidade ambiental (ou crimes contra o meio ambiente ou crime ecológico) é um novo conceito legal que, embora não tem nenhuma definição a ser unanimamente reconhecido pela maioria dos países apresenta um conceito similar, só que a aplicação deste conceito é muito diferente entre paises europeus e o Brasil.
Como o nome indica, este conceito reúne os delitos incluídos no direito ambiental e, portanto, refere-se ao direito ambiental, mas também pode ser parte dos "conflitos verdes"
Dois aspectos e fundamentos são subjacentes a este conceito:
1. Uma base ética e filosófica: o reconhecimento do direito de todos a participar na proteção do ambiente; É um princípio de alguma forma moral, ético e universal. O ambiente é aqui entendido como um bem comum e, possivelmente, por alguns anos como uma fonte de "serviços ecossistémicos" mais ou menos vitais, insubstituíveis ou importantes e não como uma mera herança.
2. uma base mais pragmática, legal: neste sentido, um crime contra o meio ambiente é uma violação da legislação ambiental, a penalidade judicial é classificada na categoria de crimes; falando em vez de infração ambiental ou infracções ambientais.
Como os direitos humanos que parecem completo, essas noções têm ganhado destaque na lei Inglês e legislação ambiental europeia; principalmente desde a década de 1970; eles são encontrados em França na carta do ambiente construído no bloco de constitucionalidade da lei francesa de 2004, ou seja, adjacente a Constituição. A Carta reafirma os direitos fundamentais e os deveres de cada um para a proteção do meio ambiente.
O Brasil sendo o país que detém a maior floresta tropical do mundo e, de certa forma, uma incomparável biodiversidade na flora e na fauna, sofre grande pressão internacional para que desenvolva atividades compatíveis com a conservação do meio ambiente, pois o resto do mundo acaba olhando mais para a biodiversidade deste grande país que para a suas próprias biodiversidades.
As pressões legítimas ou não são poderosas pois levam em conta verdadeiras trocas (ou chantagens conforme quem esta vendo o caso), trocas que acabam influindo na vida de todos e na política brasileira, mas as deficiencias e carências do Brasil, alem das suas dimensões levam a uma incontornável dificuldade para a fiscalização e aplicação da Lei ambiental.
A legislação dos crimes ambientais no Brasil se reporta Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei dos crimes ambientais) e acabou copiando e adaptando a sua realidade as leis já existentes em outros paises

0 comentários:

Postar um comentário