quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os primórdios da mineração, da geologia e do ouro (parte 4)

O periodo arabe clássico

O período árabe clássico é influenciado principalmente por autores gregos, direta ou indiretamente, pela tradução do grego para o siríaco ou através da Pérsia, embora as ligações com a ciência chinesa são conhecidas em algumas áreas, a sua influência é fraca ou inexistente em geologia.
A al-Ikhwan al Rasa'il Safa - As Epístolas dos irmãos de pureza, contém uma descrição completa de um ciclo geológico, onde a erosão produz sedimentos transportados por rios para o mar que enche gradualmente. Esta descrição é semelhante à de Aristóteles, mas mais pormenorizada, e uma importante ideia nova é trazida, a estratificação de camadas sedimentares no fundo do mar que conduzem a uma tentativa de explicar orogenias.  estas areias depositadas, e essa argila com os seixos em sua parte inferior, camada sobre camada e, assim, formando no fundo do mar montanhas e colinas. "Os irmãos de pureza introduziram a idéia de uma assimetria na forma da terra, os mares e as terras são duas esferas com centros distintos, mares, portanto, não podem cobrir totalmente a terra.

Avicena é mais influente do que os Irmãos de pureza, mas suas contribuições são menos interessantes, mais o seu texto é conhecido no Ocidente por meio de uma tradução de Alfred de Sareshel por volta de 1200 que trunca o texto. Este texto, De mineralibus, sera primeiramente atribuídos a Aristóteles e é frequentemente utilizado na Idade Média pelos alquimista. Mineralibus contém duas partes de geologia interessante, do congelamento das rochas e da causa das montanhas. Fosseis são explicados pela inclusão de animais e plantas convertido por uma pedra petrificante sob solos pedregosos. A parte explicativo do fenômeno, terra contendo fósseis marinhos que já foram submerso está faltando no texto latino. Avicena explica as montanhas por terremotos que elevam o chão e, em menor medida pela erosão que deixa intactos os relevos mais difíceis. Avicena também sabe que a estratificação reflete os avanços e retiradas sucessivas do mar, cada camada é devida a um desses avanços. Esta parte do texto também está ausente da versão latina de Sareshel

0 comentários:

Postar um comentário