sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Os primórdios da mineração, da geologia e do ouro (parte 5)

A idade média europeia
Apesar de alguma censura por parte da Igreja o tom da ciência da Idade Média é relativamente livre, se as autoridades religiosas, por vezes, inclinam-se para o dogma com a proibição de algumas das teses de Aristóteles em torno de 1210, revogada em 1234 e novamente condenada em 1277, pensadores consideram que a ciência não é incompatível com a fé cristã. Esta ciência encontra o seu clímax na criação da primeira universidade no Ocidente e o advento da escolástica. Estudiosos como Robert Grosseteste, Roger Bacon, Tomás de Aquino e William de Ockham são cientificos. A convicção de 1277 foi a premissa da separação da fé e da ciência com a doutrina da dupla verdade, um verdade sobre a fé e a outra sobre a razão, as duas verdades podendo ser contradictorias.
Albertus Magnus assume algumas das idéias de Aristóteles e Avicena. No campo da geologia, ele estudou os fósseis da Bacia de Paris, mas parece inseguro quanto a sua origem, por um lado, se ele cita Avicena, atribuindo uma origem animal, por outro lado, levanta a possibilidade de que os fósseis são criados diretamente na pedra sem uma origem  biológica. Essa ambigüidade é compartilhada por outros autores da Idade Média, Arezzo Ristoro leva a uma origem orgânica dos fósseis; Pietro d'Abano, considera que são gerado no solo pela ação dos astros. Ristoro de Arezzo também emite uma teoria sobre a origem das montanhas, por uma forma de atracção da estrela que tende a elevar a superfície da Terra; curiosamente considera a força proporcional à distância , em contraste com a força exercida por um íman ou ainda da gravitação que ainda falta ser descoberta.

Jean Buridan transmite a idéia de uma composição da Terra em dois hemisférios assimétricas, podem ser inspirados pelos irmãos de pureza arabes. A terra é mais leve do que o oceano, o sol aquecendo a terra aliviá-la. Esta redução de peso provoca uma terra revolta que compensa através dos fenômenos de érosion. O hemisfério norte com uma maioria de terra é mais leve do que o hemisfério sul, o centro de gravidade é excentrico. Buridan utiliza uma escala incompatível com a escala de tempo a Bíblia e descreve os fenômenos que pedem pelo menos dezenas de milhões de anos, também desconecta as causas da astronomia, citando apenas o Sol e não as estrelas. Os manuscritos de Buridan não seráo impressos.  Leonardo parcialmente reproduz a idéia de assimetria dd globo, mas Buridan tem menos influência do que o seu sucessor. Alberto de Saxe reintroduz a astronomia nos ciclos de formação das Montanhas. Buridan não rejeita a ideia do dilúvio, mas considera que tal fenômeno não pode ter causa natural.

0 comentários:

Postar um comentário