A idade média europeia
Apesar de alguma censura por parte da
Igreja o tom da ciência da Idade Média é relativamente livre, se as autoridades
religiosas, por vezes, inclinam-se para o dogma com a proibição de algumas das
teses de Aristóteles em torno de 1210, revogada em 1234 e novamente condenada em
1277, pensadores consideram que a ciência não é incompatível com a fé cristã.
Esta ciência encontra o seu clímax na criação da primeira universidade no
Ocidente e o advento da escolástica. Estudiosos como Robert Grosseteste, Roger
Bacon, Tomás de Aquino e William de Ockham são cientificos. A convicção de 1277
foi a premissa da separação da fé e da ciência com a doutrina da dupla verdade,
um verdade sobre a fé e a outra sobre a razão, as duas verdades podendo ser
contradictorias.
Albertus Magnus assume algumas das
idéias de Aristóteles e Avicena. No campo da geologia, ele estudou os fósseis
da Bacia de Paris, mas parece inseguro quanto a sua origem, por um lado, se ele
cita Avicena, atribuindo uma origem animal, por outro lado, levanta a
possibilidade de que os fósseis são criados diretamente na pedra sem uma origem
biológica. Essa ambigüidade é
compartilhada por outros autores da Idade Média, Arezzo Ristoro leva a uma
origem orgânica dos fósseis; Pietro d'Abano, considera que são gerado no solo pela
ação dos astros. Ristoro de Arezzo também emite uma teoria sobre a origem das
montanhas, por uma forma de atracção da estrela que tende a elevar a superfície
da Terra; curiosamente considera a força proporcional à distância , em contraste
com a força exercida por um íman ou ainda da gravitação que ainda falta ser
descoberta.
Jean Buridan transmite a idéia de uma
composição da Terra em dois hemisférios assimétricas, podem ser inspirados
pelos irmãos de pureza arabes. A terra é mais leve do que o oceano, o sol aquecendo
a terra aliviá-la. Esta redução de peso provoca uma terra revolta que compensa através
dos fenômenos de érosion. O hemisfério norte com uma maioria de terra é mais
leve do que o hemisfério sul, o centro de gravidade é excentrico. Buridan
utiliza uma escala incompatível com a escala de tempo a Bíblia e descreve os
fenômenos que pedem pelo menos dezenas de milhões de anos, também desconecta as
causas da astronomia, citando apenas o Sol e não as estrelas. Os manuscritos de
Buridan não seráo impressos. Leonardo
parcialmente reproduz a idéia de assimetria dd globo, mas Buridan tem menos
influência do que o seu sucessor. Alberto de Saxe reintroduz a astronomia nos
ciclos de formação das Montanhas. Buridan não rejeita a ideia do dilúvio, mas
considera que tal fenômeno não pode ter causa natural.
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