segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A famina monetária de 1680-1720 estimula a produção brasileira de ouro

A prata metal eclipse o ouro através da enorme produção de Potosi na atual Bolivia, que é de 7 a 8 milhões de pesos por ano no final do século XVI, depois de ter descido ligeiramente em 1605, mas permanece entre 1650 e 1680. O ouro não segue: após 1645 a relação de ouro extraido no mundo se mantem na proporção de 60 para 1 a favor da prata.

Mas a pirataria atrapalha a circulação de dinheiro de prata espanhol.

Henry Morgan ataca Cuba em 1668, Maracaibo em 1669 e Panamá em 1671. Pior ainda, os piratas franceses do Rendez-vous da Ilha Dourada aterrorizam a costa do Pacífico via o Rio Chuchunaque e depois participam da expedição de Cartagena em 1697, enquanto os corsários de St. Malo passam o terrível Cabo Horn a partir de 1700.
O comércio mundial, revitalizado pela révolução financeira britânica de 1688, sofre de uma "fome monetária", agravada pela retirada de metais preciosos organizada pelos ourives de Londres, após a decisão Inglêsa em reformular a moeda de prata para eliminar as falsificações. Eles lutam de fato contra a criação do Banco da Inglaterra, que os torna concorrentes. Nos anos1690, a Guinea de ouro passa de 22 shillings para 30, e a prata fica instável:
Os comerciantes europeus para prosseguirem o seu comércio lucrativo com a Ásia, dependem das chegadas em Cadix da prata americana, sempre desiguais, às vezes insuficientes. A obrigação de encontrar a qualquer preço espécies para o comércio com a Ásia são sentidas como uma verdadeira servidão. A partir de 1680-1720, em particular, o metal é relativamente raro, o seu preço de mercado é superior ao preço oferecido pelo pool de moedas. O resultado é uma desvalorização, de fato, das moedas decisivas como o florim e esterlina, e a degradação para a Holanda ou a Inglaterra dos papeis de comércio com Asia. "
A falta de dinheiro para importar têxteis da até uma chance ao algodão europeu, mas esta "fome de dinheiro" estimula a pesquisa de ouro nas minas de Santa Cruz de Cana (Panamá) e de Minas Gerais do Brasil, que produz nove toneladas de ouro por ano, em média nos anos 1720 graças às bombas de água de Thomas Newcomen, 3 vezes mais do que nos vinte anos anteriores. O sucesso do ouro brasileiro interessa a Inglaterra, que assina o Tratado de Methuen com o Portugal em 27 de dezembro de 1703, para enriquecer seus próprios comerciantes.

0 comentários:

Postar um comentário