sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Governo e garimpagem, nada a ver!

As muitas tentativas dos espanhois de tirarem ouro das americas
Os espanhóis nunca conseguiram segurar as esperança de Cibao ou mesmo " do ouro dos Incas", mesmo pesquisando em toda a América do Sul à procura dele. A importação de ouro das Américas é de cerca de 1,6 toneladas por ano durante a década de 1493 a 1502, em seguida, 70% de queda a partir da década seguinte. Depois de secaram as minas de ouro, os espanhois foram para Cuba e Darien em 1510 e no México em 1519.
Denunciado em 1502 por Francisco de Bobadilla, que também acusou Colombo de comércio de ouro com os índios, Rodrigo de Bastidas foi declarado inocente e Madrid concedeu-lhe uma pensão anual para a produção no Golfo de Urabá, que ele descobriu em 1501 na Colômbia.
Em 1508, Alonso de Ojeda e Diego Nicueza tem permissão para conquistar a "Tierra Firma", dividida em duas partes: a "Nova Andaluzia" – a colombia atual - no leste do Rio Atrato e o Castilla de Oro, ou Veraguas a oeste, lado Panamá. Ojeda e seu tenente Francisco Pizarro fundou San Sebastian de Urabá em 1510, com cinco caravelas e 500 homens, mas enfrentou os índios: apenas 42 sobrevivem e Alonso de Ojeda morre. A chegada de Vasco Núñez de Balboa, mais diplomático, permite fundar em 1510 Santa Maria la Antigua del Darién, a leste do Golfo de Urabá, e em 1513 descobriu o Oceano Pacífico, descendo o Rio Chuchunaque, graças aos índios.
Vasco Núñez de Balboa usurpou o cargo de Diego Nicueza e em 1514 Madrid nomeia para governador da Castilla de Oro, Pedro Arias Dávila, o marido de uma amiga íntima da rainha. Com 19 navios e 1.500 homens, ele fundou Acla, a 100 quilômetros ao norte de Santa Maria la Antigua del Darién. Seu tenente Gusman Tello descobre em 1514, o futuro site do Panama, na frente de Nombre de Dios, onde Diego Nicueza refugiou-se em 1510. Seu outro Tenente Gonzalo de Badajoz foi derrotado por mil índios reunidos pelo cacique Bet.
Vasco Núñez de Balboa, que havia forçado os indios Kunas a oferecer lhe quantidades de ouro, marcha para o Pacífico para embarcar para o Peru. Pedro Arias Dávila o alcança em 1519 e, em seguida, o decapita. Mas o ouro de Darien é difícil de localizar e extrair, ao longo do rio Atrato, confundido com o Rio Choco, localizado mais ao sul em direção a Antioquia. Mas os indios se revoltem e são vítimas de atrocidades. Bartolomé de las Casas reflete e em 1517, Charles V autorizou a importação de 15 000 escravos negros para a produção de ouro. A maioria fugir para a selva. A Produção espanhola remonta a uma tonelada de ouro, sobre a década 1511-1520, mas, em seguida, caia de novo.
Os índios Kunas assediam a colônia que e logo é abandonada em 1524 para o Panamá, como nova base a 200 quilômetros ao norte em 1519 por Pedro Arias Dávila. O Golfo de Urabá, Acla incluida, é abandonada pelos espanhóis, que temiam as revoltas dos Indios Sambres e dos pretos Marrons do Palenque de San Basilio, a 60 quilômetros de Cartagena. Mais a leste, eles também têm problemas para encontrar e extrair o ouro, acossados pelos ataques indígenas: Em 1531 Charles V se ve obrigado de conceder o Venezuela ao banqueiro Bartholomew Welser, com a obrigação de introduzir "50 mestres mineiros" Alemão. Em 1535, eles já não tem mais nenhum . Caracas só será fundada em 1567 por Diego de Losada, com a ajuda de flamengos.
Enquanto isso, por volta de 1520, Pedro Arias Dávila instruíu Diego Albitez de reconstruir, Nombre de Dios, fundada em 1510, onde chegaram alguns escravos negros, mas sem encontrar o ouro tanto desejado. A maioria também fugiu para a selva, onde os seus descendentes ajudaram em 1575 os corsários Francis Drake e Guillaume Le Testu.


0 comentários:

Postar um comentário