quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As minas open pit de Cristovo Colombo

Chegado ao Novo Mundo, Cristovo Colombo descobriu os índios na posse de ouro. Em sua segunda viagem, em 1493, ele explora Hispaniola (São Domingos)  e observa a lavagem de ouro nos rios. O mapa único conhecido do descobridor sinaliza a mina de ouro Cibao dentro das terras. Alonso de Ojeda descobriu o depósito de ouro em 1494, no Vale do Cibao, o coração da serra que corta a ilha em duas. O enorme depósito de rochas vulcânicas contém cobre, zinco, prata e ouro. Ele fundou La Isabela, a primeira colonia do Novo Mundo, agora em ruínas e de difícil acesso. A segunda, Santiago de los Caballeros, ao sul de Puerto Plata, prosperou. É a mais antiga cidade colonial das Américas. Um ano depois, Pablo Belvis chegou da Espanha com uma grande quantidade de mercúrio para a recuperação do ouro. As primeiras pepitas são oferecidas ao Papa e dedicadas à cúpula dourada de uma catedral na Espanha. 
Enquanto isso, em 1494, Cristóvão Colombo mandou construir uma fortaleza no Vale do Cibao, ao sul de Puerto Plata, para proteger a mina de ouro de Pueblo Viejo Hatillo, considerada por muito tempo a maior do mondo. Em 1495, a Batalha de La Vega real é motivada pelo controle do vale do ouro. O exército espanhol enviado por Colombo enfrentou 5000 indios Tainos sob as ordens do cacique Gatiguana. Segundo a lenda, a noite antes da batalha, A virgem de Las Mercedes apareceu para os espanhóis, garantindo a vitória. Hoje é a padroeira da República Dominicana.
O vale é pontilhado com inúmeras cidades muradas para proteger as minas de ouro e prata a céu aberto, que Cotui, chamado na época de Las Minas, fundada em 1505 por Rodrigo Mejía Trujillo, sob as ordens do governador espanhol Nicolás de Ovando.

0 comentários:

Postar um comentário