quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bastou um único diamante

Os impressionantes 1.111 quilates e o tamanho de uma bola de ténis de um diamante encontrado pela Lucara Diamond Corp. no Botswana e cuja descoberta foi anunciada ontem lançaram as acções da empresa para uma subida estratosférica. O título encerrou ontem com uma valorização de 30%, adicionando 185 milhões de euros à capitalização bolsista da empresa originária de Vancouver.
Além de ser o maior encontrado nos últimos 100 anos, este é o segundo maior diamante de sempre, apenas atrás do diamante Cullinan de 3.106 quilates, descoberto em 1905, e que integra as jóias da coroa britânica. As características particulares deste diamante tornam difícil, segundo os especialistas, atribuir-lhe um valor. Mas mais do que isto, sinalizam a relevância da mina onde foi encontrado, facto visto como positivo para a Lucara Diamond Corp.
“A recuperação de uma gema desta qualidade, acima dos mil quilates, indica que a mina em Karowe é mesmo importante”, disse William Lamb, CEO da Lucara, disse no comunicado. De salientar que a Lucara está em competição aberta com a Gem Diamonds, que tem uma mina no Lesotho, para ver quem ganha o ‘campeonato’ da maior gema alguma vez descoberta. Até ao momento, a Gem Diamonds estava na frente, depois de ter recuperado uma gema com 603 quilates no Lesotho.
De salientar que a Lucara também disse ter encontrado outros dois grandes diamantes brancos. O primeiro pesa 813 quilates antes de limpeza, o que significa que é provável que esteja entre os 10 maiores já encontrados. A segunda é 374 quilates.
Relativamente à qualidade do diamante encontrado, Edward Sterck, um analista londrino da BMO Capital Markets referiu que “é quase impossível estimar um valor para uma pedra tão extraordinária dado que uma avaliação é altamente dependente da cor, claridade e características de corte e polimento””.
Em Julho, a Lucara vendeu uma pedra de 341,9 quilates por mais de 18 milhões de euros – o que resulta numa média de 56 mil euros por quilate. Mas a conversão directa em relação ao novo achado não se pode fazer: o seu valor vai depender do tamanho e qualidade das pedras polidas que podem ser cortados a partir dela. Tudo isto pode, aliás, levar muitos anos a concretizar.

Os joalheiros Graff Diamonds são os ‘normais’ compradores destas pedras gigantes. A última aquisição custou-lhes mais de 10 milhões de euros: a Lesotho Promise, assim se chamava a pedra, foi cortada em 26 diamantes incluindo um em forma de pêra com 76,4 quilates. Como comparativo, recorde-se que o Cullinan foi cortado à mão em nove grandes gemas e 96 pedras menores.

0 comentários:

Postar um comentário