quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ICMBio terá a última palavra sobre as LO na APA (antiga reserva garimpeira) Tapajós

Fora da APA, eles já decidem! 

Informação enviada pela SEMMA de Itaituba: 
Ao iniciar este ano estamos tentando aperfeiçoar o procedimento de licenciamento e nos adequar às exigências dos órgãos fiscalizadores, com alguns avisos importantes:

  • Os processos de requerimento inclusos na APA Tapajós serão submetidos a apreciação do órgão gestor (ICMBio), conforme estabelecido pela Resolução COEMA 120/2015 (art. 1o§ 3o).
  • Após rever a relação de documentos exigidos para iniciar o Licenciamento Ambiental constatamos que há exigências, previstas nas legislações em 2015, que estava conturbando o andamento do procedimento. Em virtude desta, foi elaborado a Instrução Normativa SEMMA 001/2016, que dispõe sobre o licenciamento ambiental das atividades de extração mineral e entrará em vigor neste dia 15/01/2016, assim como também, estamos apresentando a V. Sas. (em anexo) a relação de documentos que passarão a serem exigidos no protocolo. Estes pré check list são nada mais que a condensação das exigências contidas na IN 001/2016 e será apresentado na próxima reunião do COMDEMA para apreciação.
  • Brevemente estaremos apresentando, também, a relação de documentos para renovação de licenças ambientais.
  • As contribuições serão bem recebidas.
  • Solicito especial atenção ao fato de que todos os documentos exigidos na relação de LP, LI e LO deverão fazer parte do processo de requerimento e que os consultores deverão seguir o roteiro mínimo de PCA/RCA previsto no Anexo Único da IN 001/2016.
Atenciosamente,

-- 

Jubal Cabral Filho
Geólogo
Licenciamento Mineral
Secretaria Municipal de Meio AmbientePrefeitura Municipal de Itaituba

0 comentários:

Postar um comentário