sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O Brasil já foi o maior produtor de diamantes do mundo e poderá voltar a ser

Antes da descoberta dos diamantes da África do sul em 1866, o Brasil era o maior produtor de diamantes do mundo, as primeiras pedras ocorreram nas lavras de ouro derivados das rochas da SERRA DO ESPINHAÇO no ARRAIAL DO TIJUCO (hoje diamantina) em 1714 , época em que surgiu a figura de CONTINGENTE DE ESCRAVOS, PERSEGUIDOS E OUTROS FUGITIVOS DA JUSTIÇA QUE RUMARAM PARA AS GRIMPAS DAÍ SEREM APELIDADOS DE “GRIMPEIROS” que deu origem ao GARIMPEIRO.
 DAÍ SER UM ERRO GRITANDE DIZER QUE OS BANDEIRANTES, ERAM GARIMPEIROS, OS BANDEIRANTES NUNCA FORAM GARIMPEIROS, E GARIMPEIRO NUNCA FOI, NEM É BANDEIRANTE. 
A SERRA DO ESPINHAÇO adentra ao estado da BAHIA na região dos lençóis (chapada diamantina, Mucugê) tudo com mais de um bilhão de anos. Se admite que os kimberlitos foram erodidos e os diamantes levados para os aluviões, e que aluviões antigos foram retrabalhados gerando aluviões mais recentes.
Em 1908, foi encontrado o primeiro diamante sob as dunas costeiras da NAMIBIA, pelo longo caminho percorrido de mais de 1.000 km, desde a região de Kimberley até a costa, a maior parte dos diamantes defeituosos foi exterminada nesta viagem, assim quase 100% dos diamantes da Namíbia possuem qualidades gemológicas, como os diamantes do Tapajós.
Acabou a supremacia do Brasil com esta descoberta, mas hoje a produção da África do sul esta em declínio e a da Rússia crescendo.

O Brasil Já foi o maior e poderá voltar a ser dependendo de continuar pipocando as descobertas no sudoeste do Pará.

0 comentários:

Postar um comentário