quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O tempo de pesquisa se expande em função do tempo permitido para sua realização

Texto de Fernando Lemos
O prazo do alvará de pesquisa até a vigência da lei 6567/1978 era de dois anos com renovação uma única vez por prazo Maximo de um ano.
Artigo 22 do código de mineração:
A autorização será conferida nas seguintes condições, além das demais constantes deste código
A autorização valerá por dois anos, podendo ser renovada por mais hum ano, mediante requerimento do interessado..
As áreas da serra dos Carajás (serra norte, serra sul, serra leste, serra de são Felix) foram pesquisadas nesta época; os relatórios foram apresentados em 1972, diversas áreas do Trombetas também.
Depois de 1978 os prazos dos alvarás e da prorrogação passaram para três anos, e mesmo com todo o avanço tecnológico dos equipamentos, melhoria de acesso e outras inúmeras vantagens comparativas, o que mais se houve é que os prazos são insuficientes para o desenvolvimento das pesquisas.
Por que será?
Por aplicação direta da lei de PARKINSON
A Lei de Parkinson e como gerenciar o tempo
Você conhece a Lei de Parkinson? Ela afirma o seguinte:
“O trabalho expande-se preenchendo o tempo alocado para sua realização”
Ou seja, se você tiver uma tarefa que demoraria 30 minutos para fazer, mas o seu prazo é de um dia, você provavelmente terminará ela em um dia. Se tiver uma reunião, que poderia ser feita em 10 minutos e você aloca 1 hora para ela, 1 hora será gasta.
E porque isso acontece? Quando se tem menos tempo para realizar uma tarefa, se tende a ser mais objetivo, ter menos distrações, foca em simplesmente terminar a tarefa. Quando o prazo é maior que o tempo da tarefa, subconscientemente ou conscientemente, se sabe que a tarefa só precisa de pouco tempo para ser resolvida. Ou seja, se lhe dão 3 dias para fazer uma tarefa, porém se sabe que ela só precisa de 2 horas, provavelmente se vai deixar para fazer a tarefa nas ultimas 2 horas do prazo.
Por que é importante conhecer a lei de Parkinson?
O interessante da lei de Parkinson é que ela foi estendida para outros campos e virou uma regra geral. Alguns exemplos de outras áreas que podem ser explicadas pela Lei:
O armazenamento de arquivos:
“A quantidade de arquivos guardados se expande junto com o tamanho do armazenamento”
Ou então, em relação a gastos e orçamento:
“A despesa se expande junto com a quantidade de renda.”
A mensagem que eu quero deixar aqui é: Antes de fazer uma atividade, limite um tempo, e faça nesse tempo. Claro que no começo você pode errar, e levar mais tempo do que tinha alocado. Mas mesmo assim, só o fato de alocar um tempo e tentar realizar a tarefa nesse tempo vai fazer maravilhas no seu gerenciamento de tempo.


0 comentários:

Postar um comentário