domingo, 28 de setembro de 2014

Mais um papel para mostrar aos homens das botas


§3o. O transporte referido no caput deste artigo está circunscrito à região aurífera produtora, desde a área de produção até uma instituição legalmente autorizada a realizar a compra, de modo que o documento autorizativo terá validade para todos os transportes de ouro realizados pelo mesmo portador.

§4o. Entende-se por região aurífera produtora a região geográfica coberta pela província geológica caracterizada por uma mesma mineralização de ouro em depósitos do tipo primário e secundário, aluvionar, eluvionar e coluvionar, e onde estão localizadas as frentes de lavra.

Na nossa leitura do paragrafo 4, região geográfica e província geológica é a província aurífera do Tapajós no seu conjunto abrangendo os municípios de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão, Rurópolis, Fordlandia e Aveiro. Portanto, dentro deste conjunto, não poderia haver apreensão se o ouro estiver devidamente acompanhado da copia do título autorizativo e do contratinho na postagem de ontem do JO.

Mesmo assim, além do contratinho, para evitar que alguns homens das botas desconhecedor da região consideram o ouro contrabandeado e façam uma apreensão, achamos útil acompanhar uma carta ou mapinho do titular informando que para chegar até Itaituba, terá que atravessar alguns limites de municípios e citar esses limites.

De fato, para sair do garimpo São Raimundo que esta localizado no município de Itaituba, para ir vender ate a sede do município tem que atravessar o município de Novo Progresso, após 250 km de estrada de chão. Se a policia pegar em Novo Progresso, o ouro provindo de Itaituba poderia ser considerado contrabandeado.
De Novo Progresso ate a sede de Itaituba, o garimpeiro voltara para o município de Itaituba na vila de Morais de Almeida, depois ingressara no município de Trairão onde o ouro voltara a ser considerado contrabandeado, e chegando ao Km 30, voltara a ser legal. Dai 30 km depois estará a salvo em Itaituba
Se sair do garimpo Samauma, no Marupa, estará em Jacareacanga e terá que sair de Jacareacanga atravessando o Rio Marupa entrar em Itaituba por 250 km, evitar entrar em Novo progresso próximo e por mais 200 km, entrar em trairão, e afinal chegar a Sede de Itaituba, depois terá que andar 400km para chegar a sede de Jacareacanga onde não existem loja de compra de ouro legalizada.
Uma carta acompanhando o ouro e explicando através de um mapa o caminho obrigatório atravessando outros municípios é uma solução aparentemente viável se não encontrar no caminho pessoas mais interessadas no seu ouro que na Lei
.

Uma solução cara pode ser a aviação, pois os homens das botas não estão nos céus nos limites dos municípios.

0 comentários:

Postar um comentário