sábado, 27 de setembro de 2014

O contratinho ou guia que acompanha o transporte do ouro: Cuidado com o vínculo empregatício

“§1o. O transporte do ouro referido no caput deste artigo também poderá ser feito pelo garimpeiro, em qualquer modalidade de trabalho prevista no Art. 4° da lei n° 11.685, de 02 de junho de 2008, pelos seus parceiros, pelos membros da cadeia produtiva e pelos seus respectivos mandatários, desde que acompanhado por documento autorizativo de transporte emitido pelo titular do direito minerário que identificará o nome do portador, o número do titulo autorizativo, sua localização e o período de validade da autorização de transporte.

§2o. Os membros da cadeia produtiva são todos os agentes que atuam em atividades auxiliares do garimpo, tais como piloto de avião, comerciante de suprimento ao garimpo, fornecedores de óleo combustível, equipamento e outros agentes.”

O ouro para não ser pego pela policia no caminho entre o garimpo e a sede onde o ouro pode ser vendido tem que ser acompanhado por dois documentos: uma copia da PLG autorizativa que defina a fonte deste ouro e um documento assinado pelo titular do documento autorizativo para a pessoa que transporta o ouro, seja porque é o transportador (piloto, motorista) seja porque é uma das pessoas que participou da cadeia produtiva (parceiros, tratoristas, cozinheiras, fornecedores de combustível e alimentação, prostitutas, etc,). e que esta transportando a parte que lhe é devida por contrato.
Esse contratinho ou guia é simplíssimo, dando o nome do portador, o número da PLG e a área onde foi extraída o ouro e o período máximo que poderá circular. Mais simples, melhor

Ao fazer o contrato, este deve explicitar que o ouro é proveniente de parceria sem vínculo empregatício; caso contraria, poderá servir de prova na Justiça do trabalho, de serviços remunerados realizados e poderá ser objeto de acréscimos trabalhistas legais, inclusive recolhimentos de INSS.

Em postagem posterior, iremos apresentar um modelo após estudo do Departamento Jurídico do JO

0 comentários:

Postar um comentário