terça-feira, 30 de setembro de 2014

Os dois conceitos humanos antagônicos do Tapajós: fofoca e posse

Conceito de fofoca o que significa sacar do estoque natural e ir para outro lugar após a retirada do ouro fácil
Conceito de ancestralidade que se mistura com o conceito de posse da terra, incluindo o subsolo, posse do grupo, mas não posse coletiva.
Dois conceitos radicalmente antagônicos e coexistindo no Tapajós
Esse antagonismo se explica pelo tempo:
A fofoca corresponde ao tempo curto da descoberta e a um fluxo maciço de pessoas.
A ancestralidade se manifesta décadas após a fofoca ocorrer nas pessoas que não saíram do local após a fofoca esvaziar e durante um tempo longo ao ponto de haver mais de uma geração
Não são antagônicos, são sucessivos e aplicam-se a dois tipos de pessoas diferentes: as que querem enriquecer rápido e as que querem encontrar um local para viver num garimpo pouco lucrativo, mas com a esperança de novas fofocas como motor.
No primeiro caso, as casas são só barracos de lonas provisórias e
no segundo, há construção de casas definitivas apesar de toscas e aberturas de campos para gado.
No primeiro caso, as empresas de mineração não entram, por causa da balburdia ligada a fofoca, mas podem visitar para juntar informações.
No segundo caso, as empresas pesquisam e acabam criando um mercado de mão de obra local e ao sair deixam informações valiosas que perpetuam a produção e vida no garimpo.

A propriedade no local é marcada pela historia desde a descoberta, as compras de direitos entre pessoas e a abertura de derrubadas na mata que caracterizam a posse, além de descobertas de filões de ouro que marcam a propriedade. 

A metodologia de extração do ouro evolua em parte, totalmente impactante na fofoca, mas com reservas e cuidados no conceito de posse

0 comentários:

Postar um comentário