sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Para quem acha que fazer negócio diretamente com o cacique é uma solução

A impossibilidade de se legalizar, com os espaços tomados por empresas que nem trabalham nas áreas, com a quase impossibilidade de licenciamentos ambientais, a constante pressão do IBAMA, alguns garimpeiros partiram para alternativa de negociar diretamente com os índios. O cacique promete, “aqui IBAMA não entra, aqui terra índio, aqui não precisar documentos, palavra Índio é documento“.  Para os que tomaram ou pretendem tomar essa alternativa de sobrevivência, segue abaixo uma experiência verdadeira, e não é a única:

A estória de um blefe:

O rio Pithatcha, afluente do rio Curuã, na bacia do Rio Xingu, nasce e morre dentro da reserva indígena Mekronotire, habitada pelos índios Caiapós. Antes explorada por seringueiros e caçadores de peles de onças, quando a atividade ainda não era proibida, nunca havia sido objeto de exploração de ouro. Ate que com a fofoca das balsas do Rio Curua passou a cristalizar o sonho de muitos.
Índios ao visitar os barracos dos balseiros contavam para os curiosos que lá pelas cabeceiras, catava-se pedaços de ouro em extensas faixas de cascalhos croados (superficiais) . Outros mais técnicos e mapas na mão conjecturavam que era o prolongamento a Sudeste das imensas faixas auríferas já conhecidas do Tapajós e que as serras ao redor do Pithatcha só podiam encerrar uma nova Serra Pelada.
O certo é que mais de 2000 homens viam no Pithatcha o bamburro que o Curua não forneceu. Só faltava combinar com os índios da reserva Mekronotire que eram os legítimos herdeiros do Rio. Um grupo de intrépidos garimpeiros resolveu com a intermediação dos índios Baú, negociar o Rio.
Estabeleceu, a priori, que dos resultados das produções 5% seria para os índios, o que não era pouco a vista das muitas toneladas esperadas, num extenso rio como este o que nunca na vida os índios podiam sonhar com tanto dinheiro e seria a redenção dessas comunidades praticamente abandonadas pelo poder público.
Para o ouro de baixão, por causa dos pedaços de ouro já falados, que praticamente só bastava se abaixar para pegar, a percentagem para os índios seriam de 20%. Negócio fechado. O capitão Beb kum, filho mais novo do cacique, foi designado pela comunidade indígena para supervisionar as atividades garimpeiras na área. As primeiras balsas começaram a pesquisar avidamente o leito do rio.
Desprezando ouro certo de 4 (quatro) gramas por hora de mandada, um grupo seleto de oito balseiros foi escolhido por Beb-kum para iniciar as furações. No começo, houve decepção e desistência de três balseiros; os cinco restantes, tomados de uma determinação típica de garimpeiro manso, resolveram levar ate as últimas consequências àquela aventura que começava mal. Furando e ate pinicando, depois de três meses, constataram que o ouro do pithatcha era barela e que o famoso rio era cego. Mas indiferentes ao blefo que já curtiam, focaram a furar no rumo das cabeceiras, aproveitando as oportunidades que as águas do inverno ainda propiciavam.
O capitão Beb-Kum, insosso, não entendia direito porque os balseiros não encontravam o tão prometido ouro, mas o jovem líder tinha seus planos para aquele rio. Nele, desejava dar inicio a construção de uma aldeia, começando por uma pista de pouso que os garimpeiros também necessitavam.
Tendo mais de 20 guerreiros vadiando por aquelas paragens, resolveu dar lhe a incumbência de construir aquela pista de pouso. Os garimpeiros forneceram as ferramentas e a farinha e a derrubada no terreno escolhido começou.
Três meses depois e com muitos sacos de farinha e o prejuízo de muitos mutuns e piranhas do local, a pista estava pronta.
De repente e para a alegria de todos os envolvidos , naquela penosa e difícil exploração , começou-se a tocar em ouro de 30 gramas por puxadas de 10 horas. O ouro foi crescendo, crescendo ate se fixar em 70 gramas em média, recuperando logo o blefo inicial. Os balseiros começaram a sentir com o ouro no vidro e no barraco, que uma nova era começava.
Mas estavam enganados, a fase de ouro bom acabou em três semanas e recomeçaram as furações. O ouro já achado era a prova que havia mais. Mas...
Beb-kum, cansado de tanta procura e nenhum ouro para ele, mandou todo mundo sair e como os pilotos não queriam voar fiado, os garimpeiros tiveram que varar a pé por mata adentro, rumo do poente, até a Santarém Cuiabá, deixando seus equipamentos, moto- bombas, e ferramentas e comendo macaco assado no caminho.
Por uma questão de costume ou vicio, abriam pranchetas no caminho em todas as grotas bonitas, mas todas cegas. Desfigurados e aos molambos, chegaram as suas casas nos confins dos maranhões, Para e Mato Grosso.

Era mais um Blefe, e dos Grandes e eu era um destes aventureiros fracassados.





0 comentários:

Postar um comentário