quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vai vencer o alvará do DNPM e o seu investimento esta por um fio? O que fazer?

Já gastou muito, pagou taxas, levou diversos investidores na área, fez até umas pesquisas insipientes e...está tudo para acabar em poucas semanas!

No Para, normalmente, o alvará minerário tem prazo de três anos. E isto passa muito rápido, mas há diversas opções para não perder o investimento, cada qual com seu problema:
! – Primeira opção: pode requerer renovação 60 dias antes de o prazo terminar, mas para isto tem que haver pesquisas realizadas e isto é raro na Amazônia. Nem adianta inventar pesquisas, ou acreditar em técnico que vai fazer uma pesquisa falsa com picadas e amostragens inventadas e usar imagens de satélite, pois isto não passa mais e haverá fiscalização local.
Se a renovação for autorizada por mais três anos, as taxas (TAH) aumentarão de 50%
Se a renovação não for autorizada, o processo ira para disponibilidade e não será mais seu, a não ser que ganhe na disponibilidade depois desta ser publicada.
2- Segunda opção: deixar cair sem apresentar relatório e no outro dia, de manha cedo, requerer de novo. Mas para isto terá que pagar uma multa de R$ 2,61 por hectare, e se for 10.000 há vai sair por 26000,00.
3- Terceira opção: Entrar com relatório de pesquisa negativo ate o último dia de vigência. Não pagara multa. O processo ira para disponibilidade e não será mais seu, a não ser que ganhe na disponibilidade quando esta for publicada.
4- Quarta opção: entrar com relatório positivo: o processo continua seu ate o DNPM julgar se o relatório pode ser aprovado ou não
- Se for aprovado, poderá requerer a lavra no prazo de um ano.
- Se não for aprovado, vai também para disponibilidade, mas pode demorar anos para ser recusado e ate lá o processo é seu, e também terá direito a entrar com recursos quase infindáveis. Algumas empresas com quase nenhuma pesquisa realizada seguram processos durante décadas e sem pagar nenhuma taxa. Mas será um alvará problemático, difícil de ser negociado e dependendo de negociações futuras no DNPM.
5 Quinta opção: fazer anuência no decorrer da vigência do alvará e transformar em PLG´s que não pagam taxas e permitem a lavra, mas terá que entrar com licenciamento ambiental


0 comentários:

Postar um comentário