quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A comunicação no garimpo

No garimpo, a comunicação tem que ser ágil, pois o preço do ouro flutua dia a dia e as peças sobressalentes para os equipamentos precisam chegar rápido.


Nos anos 70, quando o Zé Arara dominava a compra de ouro no Tapajós, ele fornecia gratuitamente um radio para os donos de garimpos, era um cordão umbilical obrigando o garimpeiro a vender seu ouro, usar a agencia de aviação e os armazéns deste. No inicio dos anos 80, os garimpeiros começaram a se libertar deste cordão comprando seus próprios rádios e falando com um parente em Itaituba que fazia as compras, organizava os voos e vendia o ouro no melhor preço. No meio da década de 80, apareceram via Manaus, os radio multifrequência que permitiam falar não somente para a casa de Itaituba mas para todos os demais garimpos e pilotos. Esse radio era vendido com uma única frequência, pois era bloqueado pela policia federal  mas era imediatamente desbloqueado por especialistas em Manaus.
Tal uma lista de telefone, cada garimpeiro tinha a lista das frequências utilizadas na região, tanto dos demais garimpeiros, como das lojas de insumos, peças, motores e compras de ouro e estes rádios passaram a formar uma imensa caixa de ressonância do garimpo. Cada qual procurando uma frequência não muito usada para poder falar. Geralmente os garimpeiros têm duas frequências, a oficial e a “outra”, ou seja, uma frequência não conhecida pelos demais para falar de assuntos sigilosos. É claro, mesmo na outra, podia ser ouvido, mas os conhecidos não conhecendo a frequência nem os horários, os papos acabavam caindo em ouvidos distantes fora do círculo intimo do garimpeiro.
O conjunto desta rede imensa de radio é chamado de radio peão e as meninas do radio de Itaituba, Novo Progresso e Alta Floresta, que tem um radio deste na cidade acoplado a um aparelho que conecta a rede telefônica permite as pessoas falar para o mundo inteiro.
As meninas do radio com suas vozes sensuais passaram a ser o motivo dos sonhos noturnos dos garimpeiros. Elas cobram por minutos de comunicação e de telefonia
A partir de 2008, a internet começou a aparecer com a chegada das empresas de mineração que precisavam enviar dados sigilosos a suas matrizes no Canada e alguns garimpeiros passaram a usar o mesmo sistema inclusive com WI-FI e uso de celular através do skype
A aparição dos telefones satélites foi mais uma forma de evitar o radio peão, as brigas pela frequência e a falta de sigilo.
Mas como a garimpagem é nômada, muitos garimpeiros não avisam as famílias dos seus movimentos entre os garimpos e para isto, tem a radio nacional de Brasília que transmite diariamente cedo de manha, quando o garimpeiro ainda esta na rede ou tomando o café, as mensagens das mães e esposas aflitas geralmente do Maranhão, pedindo para entrar em contato.

Quando o garimpeiro tem radio na sua casa em Itaituba, ele serve para matar a saudade, ocupando o espaço dos demais na frequência. Quando as mulheres dos garimpos precisam falar com os filhos na cidade, pode acabar provocando brigas verbais na rede.

0 comentários:

Postar um comentário