quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

As fofocas de garimpo sob o conceito das pirâmides

Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis . Nos Estados Unidos, a Federal Trade Commission dá dicas para identificar aqueles que parecem ser esquemas em pirâmide. Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um século.
O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.
Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores.
No caso das fofocas garimpeiras, o primeiro dono ou descobridor loteia o corpo mineral, em dezenas de pedaços e os donos destes pedaços fazem o mesmo com pedaços cada vez menores. Geralmente o primeiro lote deu dezenas de quilogramas de ouro em poucos metros, e a pirâmide se sustenta pela esperança que este teor se repete no resto do corpo que apresenta uma diferenciação geológica visual de centenas de metros a quilômetros de extensão.

Normalmente, o primeiro dono ganha muito mais dinheiro vendendo os lotes fora do filé mignon que ele já lavrou que extraindo o ouro de baixo teor que sobrou na parte loteada

0 comentários:

Postar um comentário