terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Propriedades dos principais metais usados na confecção de joias

O Ouro
O ouro é um metal muito denso (19,3 g/cm3). Especialmente na joalheria, é utilizado com o cobre e a prata na forma de liga, sendo preservada a cor dourada e elevando-se a resistência. A quantidade de ouro presente na liga é expressa na forma de quilates: o ouro puro possui 24 quilates e é utilizado como parâmetro para definir a pureza das ligas. Geralmente, as ligas têm 9, 18 ou 22 quilates, que correspondem a 9/24, 18/24 e 22/24 de ouro puro, respectivamente. Então, uma peça contendo 18/24 de ouro significa que 75% dela é composta de ouro e 25% de prata e/ou cobre.
O ouro que existe na natureza como substância simples pode ser encontrado na forma de veios e de pepitas (Canto, 2004). Veios são as incrustações do ouro presentes em rochas, que são removidas e processadas para se separar este dos demais minerais. Já as pepitas são resultados de depósitos de fragmentos de ouro metálico que, carregados pela água e o vento, depositam-se em vales. O processo utilizado para obter essas pepitas é o garimpo, em que os vales são revolvidos à procura do metal. Os garimpeiros utilizam o mercúrio que, combinado ao ouro, forma um amálgama. A palavra amálgama designa ligas metálicas formadas por mercúrio e quaisquer outros metais (prata, zinco, ouro etc.). O amálgama formado é aquecido com um maçarico, até que o mercúrio evapore por completo e, consequentemente, seja obtido o ouro. Cabe citar que os vapores liberados, assim como os restos do mercúrio descartados nos garimpos, provocam sérios problemas ambientais, principalmente no que se refere à contaminação das águas pluviais (chuvas) e fluviais (rios) e dos garimpeiros que inalam os vapores (Souza, 2000).
A Prata
A prata, que também é considerada um metal nobre, pode ser encontrada na natureza como substância simples, mas a sua fonte principal é o minério argentita (Ag2S), que é submetida a um processo denominado ustulação para fornecimento da prata metálica. Canto (2004) define a ustulação como um processo de aquecimento de um sulfeto na presença do gás oxigênio, sendo também conhecido como queima do sulfeto:
Ag2S (s) + O2 (g)  2Ag (s) + SO2 (g)
Além do seu uso na joalheria, a prata também é utilizada em emulsões fotográficas e na fabricação de espelhos pela alta refletividade de seu brilho (Lee, 1996). A sua maleabilidade e ductilidade tornam-na ideal para fins decorativos. Nas civilizações antigas, ela era usada no pagamento de dívidas, na decoração pessoal, na ornamentação de locais religiosos e em utensílios nas casas das classes mais favorecidas.
Dentre os metais, a prata é a que melhor conduz corrente elétrica, superando inclusive o cobre e o ouro e, quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata reluzente característica e um brilho metálico. Contudo, com a exposição ao ar contendo ácido sulfídrico (H2S) ou outros sulfetos, uma camada preta de sulfeto de prata se forma, escurecendo a superfície. Essa camada não afeta a qualidade do objeto, pois quando polida novamente, ganha seu brilho original em função da remoção da camada de sulfeto formada. Devido à formação do sulfeto e do fato de a prata ser muito maleável, na joalheria, ela é frequentemente usada como uma liga com outros metais ou recebe uma camada de cobertura de ouro.
A Platina

A platina é encontrada na natureza como substância simples e na forma dos minerais esperrilita (arsenieto de platina, PtAs2) e sulfeto (PtS). A substância simples é amplamente utilizada no ramo da joalheria.
Raquel Mari MoriokaRoberto Ribeiro da Silva

0 comentários:

Postar um comentário