sábado, 6 de dezembro de 2014

Cuidados há certificação e certificação dos diamantes

O certificado Kimberley fornecido pelo governo brasileiro através do DNPM legaliza o diamante para o seu uso comercial e para a sua origem brasileira, garantindo que não é diamante financiador de conflito armado e permitindo ate a sua exportação legal, mas não certifica o diamante comercialmente;

É o Certificado de Garantia GIA que é dado por um organismo norte americano que dá o respaldo para a liquidez do diamante e a certeza de saber de sua procedência e exatamente o que se comprou! Ele é respeitado pelo mercado internacional. A procedência neste caso é informada pelo certificado Kimberley, mas confirmada pelas características do diamante, pois cada região diamantífera tem um DNA próprio

Antigamente, quando você comprava um diamante, você tinha que depositar toda a sua confiança no vendedor, acreditando que os 4 Cs informados estavam corretos. Você tinha que aceitar a palavra do vendedor de que o solitário que você estava comprando tinha mesmo 1 quilate, cor D, pureza VS1, corte Excelente , por exemplo.

Você assumia que o vendedor sabia classificar o diamante de forma correta e honesta.

Mas se você levasse então o diamante para 10 outros joalheiros analisarem você provavelmente terminaria com 10 classificações diferentes.

Isto significa que o seu joalheiro mentiu, ou agiu de má-fé? Não necessariamente. Provavelmente ele usou critérios próprios de avaliação, que variam de profissional para profissional.

Para solucionar este problema e uniformizar a classificação dos diamantes o GIA (Gemological Institute of America) criou o Certificado GIA em 1955.

O certificado GIA traz todas as informações sobre os 4Cs de um diamante, além de uma séria de outras informações que identificam cada diamante.

O certificado GIA, além de garantir a classificação correta do diamante garante que o diamante é natural e que não recebeu nenhum tratamento para melhora de sua cor ou pureza.

Diamantes tratados não são certificados pelo GIA.

No mercado internacional dos diamantes, o Certificado GIA é considerado o mais importante e é o mais aceito entre os profissionais da área.


Os 4Cs fornecem uma maneira objetiva de comparar e avaliar os diamantes, mas depois das informações adquiridas aqui, será emocionante observar pessoalmente todas essas características apresentadas pelo seu joalheiro de confiança.

0 comentários:

Postar um comentário